No processo de aplicação do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, a biblioteca da Escola Básica de Marinhas do Sal (Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, Rio Maior), diagnosticou a necessidade de maior investimento no âmbito do domínio B: Leitura e Literacias.
Para dar resposta a esta avaliação, desenhou-se uma proposta de intervenção, assente em estratégias de promoção do prazer da leitura, através de um maior e melhor acesso ao livro e de um maior envolvimento dos alunos em práticas leitoras. Doce Leitura é a proposta que, após aprovação em Conselho Pedagógico, se tem implementado, desde 2021, para os alunos do 2.º ciclo, através dos seguintes passos:
- É agendada uma ida da equipa da biblioteca à sala de aula com todos os professores de Português e/ ou Aprendizagem Ativa, ou outro (diretor de turma, por exemplo), por ano de escolaridade, para apresentação do projeto/ desafio;
- a equipa da biblioteca seleciona, previamente, um conjunto diversificado de livros, adequados à faixa etária dos alunos e leva-os à sala de aula, simulando uma venda ambulante de doces (leituras), através da utilização de um carrinho decorado para o efeito, que procura sugerir aos alunos que a leitura é como uma coisa doce/ boa;
- quando o carrinho da Doce Leitura entra sala de aula, um elemento da equipa da biblioteca escolar explica e contextualiza a atividade, enquanto outro elemento dispõe os livros de forma apelativa, permitindo que os alunos circulem livremente, consultem e manuseiem os livros, antes de optarem pelos que vão requisitar;
- após a seleção de um livro, os alunos organizam uma fila para proceder ao empréstimo, junto do carrinho, para formalizar a requisição individual utilizando o cartão de leitor da biblioteca como “moeda de troca”, permitindo o registo no sistema automatizado de gestão de empréstimo da biblioteca, recorrendo-se a um computador portátil;
- formalizado o empréstimo, o livro é embalado num saco, devidamente decorado e enquadrado no imaginário como se fosse um doce, sendo acompanhado de um marcador de livro, produzido com recurso a impressora 3D;
- durante um mês, os alunos, transportam consigo o livro e lêem nas aulas, por iniciativa do professor ou após o cumprimento de tarefas da aula ou ainda livremente, nos intervalos, em casa… No decurso de cada mês os alunos realizam, em contexto de sala de aula, trabalhos e/ ou apresentações com base no livro requisitado, desenvolvendo a compreensão da obra, a expressão oral, escrita e/ou artística;
- No final de cada mês, na montra da biblioteca, surge um desafio para os alunos:
- Através de um cartaz, decorado dentro do mesmo imaginário do carrinho Doce Leitura, anuncia-se: Procura-se a personagem X, associando-se um excerto da obra em questão, para orientar para um livro específico.
- O aluno que identificar a personagem perdida, estando na posse do livro em que esta se enquadra, bem como o excerto divulgado, recebe um prémio que é para a respetiva turma, angariado junto de parceiros locais/ nacionais (Câmara Municipal, empresas…).
Com este desafio introduz-se a dimensão de jogo, de mistério e, simultaneamente, estimula-se a relevância da atividade individual em prol do grupo turma que pode sair vencedor do desafio mensal: todos deverão ler o respetivo livro, em cada mês, para participarem ativamente no desafio, sem comprometerem a atribuição do prémio à respetiva turma.
Esta prática recebeu o prémio Fazer em Rede - Boas práticas em 2023-2024.