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Doce leitura

No processo de aplicação do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar,  a biblioteca da Escola Básica de Marinhas do Sal (Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, Rio Maior), diagnosticou a necessidade de maior investimento no âmbito do domínio B: Leitura e Literacias.

Para dar resposta a esta avaliação, desenhou-se uma proposta de intervenção, assente em estratégias de promoção do prazer da leitura, através de um maior e melhor acesso ao livro e de um maior envolvimento dos  alunos em práticas leitoras. Doce Leitura é a proposta que, após aprovação em Conselho Pedagógico, se tem implementado, desde 2021, para os alunos do 2.º ciclo, através dos seguintes passos:

Esta prática recebeu o prémio Fazer em Rede - Boas práticas em 2023-2024.

Questão de Partida
Após a aplicação do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE), identificou-se o domínio B “Leitura e Literacia” como o que necessitava de maior intervenção. Neste sentido, a equipa da biblioteca apresentou a proposta “Doce Leitura" para o 2.º ciclo, em Conselho Pedagógico, por forma a impulsionar a melhoria de competências de leitura e dos resultados neste domínio. Uma vez aprovada, iniciou-se, de imediato, a sua implementação.
Objetivos
1. Incrementar o acesso ao livro envolvendo o aluno na prática da leitura.
2. Estimular a leitura e a compreensão da obra a partir de um desafio.
Destinatários
2º ciclo do ensino básico
Data de início
2021
 
Parcerias
Departamentos Curriculares, Biblioteca Municipal, Câmara Municipal, empresas locais/ nacionais
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Acessibilidade
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