A biblioteca da Escola Básica de São Lázaro, do Agrupamento de Escolas André Soares, Braga, realizou a atividade: Do livro à nuvem de palavras interativa! em articulação com os docentes do 1.º ciclo do ensino básico.
Destinada aos alunos do 2.º e 3.º anos, do ensino básico, a atividade desenvolveu-se no âmbito da promoção das literacias da leitura e digital e articulou o domínio da Expressão Escrita com a exploração de novas ferramentas tecnológicas. Apresenta-se, a seguir, o desenvolvimento desta atividade.
O ponto de partida foi a leitura integral e comentada da obra A bruxa Mimi e o dragão da meia-noite, (Thomas, V., & Paul, K. (2012). A bruxa Mimi e o dragão da meia-noite. Gradiva.), selecionada pela sua pertinência temática no contexto da celebração do Halloween, bem como pelo seu potencial para o enriquecimento lexical em torno do universo mágico.
- Os alunos, no horário semanal de ida à biblioteca da respetiva turma, realizaram a leitura partilhada da história, em voz alta.
- Seguidamente, os alunos foram convidados a falar da história, discutindo ideias e explorando as categorias da narrativa, a que se seguiu a exploração do livro focada na identificação e seleção, pelos alunos, de vocabulário temático.
- Procedeu-se depois, ao registo das palavras identificadas, com recurso ao quadro interativo, recém-instalado na biblioteca escolar. O equipamento e as suas potencialidades, introduziram um fator de inovação na atividade que gerou um elevado grau de motivação nos alunos, tendo-se criado um ambiente de aprendizagem experiencial e colaborativa.
- Os alunos, por turnos, utilizaram a superfície de ecrã tátil para aceder ao programa WordArt. Cada aluno, autonomamente e após explicação do procedimento, inseriu a palavra escolhida, desenvolvendo competências de manipulação de software e interagindo diretamente com quadro interativo.
- Após a inserção de todas as palavras da turma, ativou-se a criação de uma nuvem de palavras.
- Os alunos participaram ativamente na realização do produto final, votando e selecionando o formato da nuvem mais adequado ao tema da obra e às palavras que haviam selecionado (ex. um dragão, uma bruxa ou uma abóbora…), culminando na finalização da nuvem de palavras, com um visual específico para cada turma, conforme as decisões tomadas, na interação com o referido equipamento.
- Posteriormente, na sala de aula, a nuvem de palavras criada pela turma foi projetada e serviu como um banco de palavras visual e estimulante, promovendo a construção de textos conjuntos e narrativas originais.
- A biblioteca escolar desafiou os professores para, com os alunos selecionarem 5 palavras da nuvem e construírem um texto individual, a pares ou coletivo. Deste modo, desenvolvem-se a criatividade e competências de escrita. Os textos produzidos serão expostos, futuramente, na biblioteca escolar.
- A atividade demonstrou eficácia no reforço da compreensão leitora, na expansão do vocabulário ativo e na integração da expressão escrita com ferramentas digitais, confirmando a biblioteca escolar como um laboratório de literacias.
Esta atividade foi destacada no âmbito do prémio Fazer em Rede - Atividade Top, em outubro de 2025.