Agrupamento de Escolas/ Escola não agrupada Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto |
Concelho Alcobaça |
Localidade S. Martinho do Porto |
Título da experiência Sessão de Literacia dos Media para turmas do 10º ano |
Qual dos eixos temáticos principais é desenvolvido na sua proposta? Desinformação: Educar para o consumo crítico da informação |
Data e duração da implementação 2021, sendo a única vez em que a atividade foi implementada |
Descreva brevemente a experiência Sessão formativa com a duração de 100 minutos cada, para duas turmas do 10º ano, numa articulação entre a Biblioteca Escolar e a disciplina de Filosofia. Os objetivos foram, no âmbito da Literacia dos Media, promover conhecimentos relacionados com a utilização dos media digitais e com a desinformação, numa perspetiva de cidadania. |
Idades dos alunos participantes 15/ 16 anos |
Disciplinas(s) implicada(s) Filosofia |
Quais foram os objetivos de aprendizagem?
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Qual foi a origem desta proposta? A origem desta proposta foi a necessidade de promoção de aspetos da Literacia dos Media, decorrente de necessidades formativas dos alunos, identificados em sala de aula, na disciplina de Filosofia. Daí que a sessão formativa tenha decorrido de uma articulação entre a professora bibliotecária e a professora desta disciplina. Além disso, a excelente qualidade de um livro entretanto publicado pela editora Planeta Tangerina (2020), Gosto, logo existo: Redes sociais, Jornalismo e um Estranho Vírus Chamado Fake News, de Isabel Meira e Bernardo Carvalho, suscitou interesse e forneceu pistas para a adequação de conteúdos e de metodologias. Foram também particularmente úteis os conteúdos disponibilizados pela plataforma MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital, disponibilizada pela Rede de Bibliotecas Escolares. Paralelamente, também desta entidade, foi adequado o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, no qual constam propostas de conhecimentos, de capacidades e de estratégias adequados à promoção da Literacia dos Media, no ensino secundário. |
Que metodologias foram utilizadas?
“Dieta Mediática”: proposta de atividade da plataforma MILD, constando de um registo individual dos media tradicionais e digitais acedidos diariamente. Fases do projeto:
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Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria? Tratou-se de uma sessão de promoção da Literacia dos Média, promovida em articulação pela Biblioteca Escolar e pela professora curricular de Filosofia, no âmbito do projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar”; Teve como finalidades a consolidação de conhecimentos e o fortalecimento de espírito crítico de alunos 10º ano, relativamente a: Novos Media Digitais; Rede Sociais e alguns problemas associados; alguns procedimentos básicos que devemos adotar nos acessos digitais; ferramentas que temos ao nosso dispor para fazer face às Fake News/ Desinformação, que grassam na atualidade. |
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos? Em cada sessão, os alunos analisaram documentos e plataformas, dialogaram entre si, debateram vários assuntos apresentados, tiraram conclusões; realizaram duas tarefas (dieta mediática; representação plástica da Internet) e fizeram o balanço da atividade. Com base dos testemunhos orais dos alunos em sala de aula, concluiu-se que a sessão respondeu aos interesses da maior parte dos alunos, face às necessidades atuais. |
Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos? Não existem dados sobre esta questão, não sendo possível recuperar conclusões passado um ano meio da realização das sessões |
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados? Análise de documentos projetados; promoção de diálogos interpares; promoção de debates na sala de aula sobre temas propostos, como por exemplo a desinformação e as suas implicações sociais, políticas e económicas. A avaliação da atividade e desempenho dos alunos foi empírica e baseada no diálogo nas turmas. |
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência? Quanto às conclusões:
Em sede da coavaliação da atividade, realizada pela professora bibliotecária e pela professora curricular envolvida, o balanço foi bastante positivo. |
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente? Não temos dados sobre este impacto. Não foram envolvidos outros atores. |
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?
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