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Conversa com Poethicus

A biblioteca da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende, realizou uma atividade em parceria com o docente de Literatura Portuguesa (ensino secundário), para abordar a poesia lírica de Luís de Camões. A atividade recorreu à Inteligência Artificial, que funcionou como um mediador pedagógico, em conjunto com o docente da disciplina e a professora bibliotecária.

Após a criação e treino do chatbot Poethicus, na ferramenta Mizou, a atividade decorreu na biblioteca escolar, de acordo com as seguintes etapas:

  1. os alunos foram informados do trabalho a realizar, com recurso à Inteligência Artificial (IA) e alertados para o facto de que a informação gerada por ferramentas de IA deve ser sempre analisada com espírito crítico e confirmada com recurso a fontes fidedignas, como as que a biblioteca escolar disponibiliza (livros, incluindo a obras de Camões e dicionários especializados e fontes digitais fidedignas, como os marcadores DIIGO);

  2. os alunos, individualmente ou a pares, começaram a interagir com o Poethicus, tendo como foco a lírica de Camões. Questionaram o chatbot com base nos seguintes tópicos, que foram fornecidos:
    - vida e contexto de Luís de Camões;
    - temas centrais da sua poesia lírica;
    - comparação com a tradição trovadoresca e com o Renascimento;
    - amor platónico vs. amor carnal;
    - influência do neoplatonismo;
    - a passagem do tempo e a efemeridade da vida;
    - sofrimento, desilusão e visão do mundo;
    - atualidade e relevância dos seus poemas.

    Neste processo, os alunos foram acompanhados e orientados pelo professor de Literatura Portuguesa e pela professora bibliotecária. Durante a interação com o chatbot reuniram informação e registaram as respostas e reflexões num caderno digital ou documento colaborativo;

  3. seguidamente, os alunos solicitaram ao Poethicus um texto síntese dos principais assuntos explorados na conversa, que analisaram criticamente, identificando características estilísticas camonianas;

  4. concluiu-se a interação, com um último pedido ao chatbot: criar um soneto ao estilo de Luís de Camões;

  5. os alunos avaliaram a atividade através de um questionário reflexivo e avaliativo;

  6. posteriormente, realizou-se uma oficina de escrita criativa em que se trabalhou o soneto gerado pelo Poethicus, inspirado na obra de Camões, dando-lhe uma configuração personalizada.
Nota: Numa possível replicação da atividade, sugere-se que os alunos utilizem um nickname, na interação como chatbot.

Esta atividade foi premiada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividade Top, em março de 2025.

Objetivos
1. Compreender o contexto histórico e literário de Luís de Camões.
2. Relacionar a obra de Camões com o pensamento renascentista.
3. Utilizar ferramentas digitais como meio de apoio ao estudo e à aprendizagem autónoma.

Destinatários
Ensino Secundário
Data
13.03.2025
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