A biblioteca da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende, realizou uma atividade em parceria com o docente de Literatura Portuguesa (ensino secundário), para abordar a poesia lírica de Luís de Camões. A atividade recorreu à Inteligência Artificial, que funcionou como um mediador pedagógico, em conjunto com o docente da disciplina e a professora bibliotecária.
Após a criação e treino do chatbot Poethicus, na ferramenta Mizou, a atividade decorreu na biblioteca escolar, de acordo com as seguintes etapas:
- os alunos foram informados do trabalho a realizar, com recurso à Inteligência Artificial (IA) e alertados para o facto de que a informação gerada por ferramentas de IA deve ser sempre analisada com espírito crítico e confirmada com recurso a fontes fidedignas, como as que a biblioteca escolar disponibiliza (livros, incluindo a obras de Camões e dicionários especializados e fontes digitais fidedignas, como os marcadores DIIGO);
- os alunos, individualmente ou a pares, começaram a interagir com o Poethicus, tendo como foco a lírica de Camões. Questionaram o chatbot com base nos seguintes tópicos, que foram fornecidos:
- vida e contexto de Luís de Camões;
- temas centrais da sua poesia lírica;
- comparação com a tradição trovadoresca e com o Renascimento;
- amor platónico vs. amor carnal;
- influência do neoplatonismo;
- a passagem do tempo e a efemeridade da vida;
- sofrimento, desilusão e visão do mundo;
- atualidade e relevância dos seus poemas.
Neste processo, os alunos foram acompanhados e orientados pelo professor de Literatura Portuguesa e pela professora bibliotecária. Durante a interação com o chatbot reuniram informação e registaram as respostas e reflexões num caderno digital ou documento colaborativo;
- seguidamente, os alunos solicitaram ao Poethicus um texto síntese dos principais assuntos explorados na conversa, que analisaram criticamente, identificando características estilísticas camonianas;
- concluiu-se a interação, com um último pedido ao chatbot: criar um soneto ao estilo de Luís de Camões;
- os alunos avaliaram a atividade através de um questionário reflexivo e avaliativo;
- posteriormente, realizou-se uma oficina de escrita criativa em que se trabalhou o soneto gerado pelo Poethicus, inspirado na obra de Camões, dando-lhe uma configuração personalizada.
Nota: Numa possível replicação da atividade, sugere-se que os alunos utilizem um nickname, na interação como chatbot.
Esta atividade foi premiada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividade Top, em março de 2025.