| 
    
       
        Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Filosofia | Português | Partilha de opiniões | Inteligência Artificial | Chatbots
         
        
         
          
           
            Análise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots  na comunicação online. 
            
           
            
           | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Adquirir conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial (IA).Fomentar a compreensão das implicações dos chatbots na comunicação digital. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoAnálise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots na comunicação online.  
       [Sugestão: como os chatbots são projetados para se assemelharem a humanos; que desafios estão associados a essas semelhanças; etc.]O docente:
  
         explicita o conceito de chatbot (ver recursos);apresenta o vídeo How chatbots and large language models work (ativar tradução automática), destacando a relevância das informações que os alunos devem reter.  
       [Sugestão: investigar diferentes tipos de chatbots, as suas aplicações e como as empresas os utilizam.]Em pequeno grupo, os alunos:
  
         escrevem um breve resumo destacando os principais pontos abordados no vídeo;realizam uma pesquisa adicional para aprofundar a compreensão do papel dos chatbots na sociedade atual;   
       [Sugestão: incluir aspetos como confiabilidade, simulação de emoções, limitações e a importância de manter a consciência de que estamos a interagir com máquinas.] 
         
         redigem um artigo para o blogue da biblioteca sobre chatbots, baseando-se na pesquisa e reflexões efetuadas e publicam-no no mural digital criado (pelo docente) para o efeito.   
       [Sugestões para orientar a discussão:    O que são Grandes Modelos de Linguagem (LLM) e como são treinados?Em grande grupo, os alunos:
  
         analisam os artigos criados, destacando as descobertas e opiniões sobre o tema;discutem as implicações éticas e sociais dos chatbots, considerando pontos positivos e negativos mencionados no vídeo, especialmente o modo como essa tecnologia pode influenciar as interações online.     Quais são os três aspetos cruciais mencionados na complexidade do ChatGPT?
     Porque é necessário o aperfeiçoamento humano?
     Quais são os desafios éticos associados aos chatbots?
     Porque é que as discussões sobre IA frequentemente levam a debates filosóficos sobre o conceito de inteligência?
     O vídeo sugere que a produção de palavras usando probabilidades é realmente uma forma de inteligência?
     Quais são algumas das aplicações práticas dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, na sociedade?
     Porque é que o vídeo destaca a importância de todos compreenderem a tecnologia da IA?
     Quando pensam no futuro da IA, que emoções experienciam?...]
  
       Em grande grupo, os alunos votam os artigos elaborados para eleger o que será publicado no blogue da biblioteca. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media.5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online.
 Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media.3. Revela criatividade no uso dos media.
 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelPortuguês e FilosofiaCidadania e Desenvolvimento
 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 |