Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Filosofia | Português | Partilha de opiniões | Inteligência Artificial | Chatbots
Análise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots na comunicação online.
|
|
Objetivos
- Adquirir conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial (IA).
- Fomentar a compreensão das implicações dos chatbots na comunicação digital.
|
|
Desenvolvimento Análise de um vídeo e reflexão sobre as implicações dos chatbots na comunicação online.
- O docente:
- explicita o conceito de chatbot (ver recursos);
- apresenta o vídeo How chatbots and large language models work (ativar tradução automática), destacando a relevância das informações que os alunos devem reter.
[Sugestão: como os chatbots são projetados para se assemelharem a humanos; que desafios estão associados a essas semelhanças; etc.]
- Em pequeno grupo, os alunos:
- escrevem um breve resumo destacando os principais pontos abordados no vídeo;
- realizam uma pesquisa adicional para aprofundar a compreensão do papel dos chatbots na sociedade atual;
[Sugestão: investigar diferentes tipos de chatbots, as suas aplicações e como as empresas os utilizam.]
-
- redigem um artigo para o blogue da biblioteca sobre chatbots, baseando-se na pesquisa e reflexões efetuadas e publicam-no no mural digital criado (pelo docente) para o efeito.
[Sugestão: incluir aspetos como confiabilidade, simulação de emoções, limitações e a importância de manter a consciência de que estamos a interagir com máquinas.]
- Em grande grupo, os alunos:
- analisam os artigos criados, destacando as descobertas e opiniões sobre o tema;
- discutem as implicações éticas e sociais dos chatbots, considerando pontos positivos e negativos mencionados no vídeo, especialmente o modo como essa tecnologia pode influenciar as interações online.
[Sugestões para orientar a discussão: O que são Grandes Modelos de Linguagem (LLM) e como são treinados? Quais são os três aspetos cruciais mencionados na complexidade do ChatGPT? Porque é necessário o aperfeiçoamento humano? Quais são os desafios éticos associados aos chatbots? Porque é que as discussões sobre IA frequentemente levam a debates filosóficos sobre o conceito de inteligência? O vídeo sugere que a produção de palavras usando probabilidades é realmente uma forma de inteligência? Quais são algumas das aplicações práticas dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, na sociedade? Porque é que o vídeo destaca a importância de todos compreenderem a tecnologia da IA? Quando pensam no futuro da IA, que emoções experienciam?...]
- Em grande grupo, os alunos votam os artigos elaborados para eleger o que será publicado no blogue da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível Português e Filosofia Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|