Agrupamento de Escolas/ Escola não agrupada

Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva


Concelho

Oliveira de Azeméis


Localidade

Cucujães e São Roque


Título da experiência

Campeonato PesquisOAz


Qual dos eixos temáticos principais é desenvolvido na sua proposta?

Cidadania digital ativa e responsável


Data e duração da implementação

A atividade teve o seu início, com um programa experimental (ano zero), no ano letivo 2017/2018, sendo em fevereiro de 2019, na sua 1.ª edição, que o projeto teve a dimensão e o impacto esperados.

Em março de 2022, foi a última vez que a iniciativa foi colocada em prática, na sala de aula e na biblioteca escolar, durante a Semana da Leitura.


Descreva brevemente a experiência

O PesquisOAz é um campeonato cuja ideia partiu de uma biblioteca escolar, teve uma edição concelhia e atualmente é interconcelhio, tendo como parceiros o CFAE AVCOA, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que o patrocinam.

É um campeonato de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha para alunos de 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário que implica duas fases, a de escola e a final. De momento, funciona totalmente em linha e em participações singulares.

Para a fase escolar e final, as equipas de Professores Bibliotecários elaboram questões que partilham com os dinamizadores do campeonato.

A nível de escola, as bibliotecas escolares, em articulação com diferentes docentes, começam por dar formação aos alunos participantes, com recurso ao Guião de Formação PesquisOAz e aos blocos de treino disponíveis no site do Campeonato.

Neste agrupamento de escolas em particular, neste contexto formativo, os alunos ainda produzem filmes/documentários e participam no projeto Brain Ideas.

Finda a formação, têm lugar as provas de escola. Estas, tal como a prova final em que já competem alunos dos 7 concelhos participantes, são elaboradas com base nas questões partilhadas e decorrem na plataforma Quizizz. São apurados para a fase final interconcelhia 3 alunos por ciclo de ensino.


Idades dos alunos participantes

Dos 11 aos 18 anos


Disciplinas(s) implicada(s)

Tecnologias de Informação e Comunicação, Oferta Complementar, Articulação de Saberes, Educação Moral e Religiosa Católica, Cidadania


Quais foram os objetivos de aprendizagem?

Utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade; criar um produto mediático sobre um tema que integre as competências de problematização, conceptualização e argumentação.


Qual foi a origem desta proposta?

A proposta foi apresentada em reunião de SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) pelos professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro e foi desenvolvida pelo grupo de Professores Bibliotecários (PB) que fazem parte da rede concelhia de Oliveira de Azeméis.

Os PB envolvidos são responsáveis pela elaboração das questões para as provas, a implementação da formação nos respetivos Agrupamentos de Escolas e a realização das provas, com o apoio e a colaboração de outros docentes.

Numa primeira fase, envolveu apenas alunos do 3.º ciclo e secundário, do concelho de Oliveira de Azeméis e, posteriormente, alunos do 2.º ciclo ao secundário, alargando-se a mais 6 concelhos.

A iniciativa partiu do conceito do Oeiras Internet Challenge, tendo o PesquisOAz sido reconfigurado para uma maior integração curricular e também maior abrangência de faixas etárias.

Inicialmente, o campeonato realizava-se presencialmente e em equipas de pares e, mais recentemente, devido à situação pandémica e ao alargamento a mais 6 concelhos, realiza-se online e individualmente.


Que metodologias foram utilizadas?

Na fase de formação dos alunos, em que se pretende trabalhar competências associadas à procura, triagem, tratamento da informação e uso responsável e esclarecido da mesma, recorre-se a metodologias ativas, envolvendo diferentes áreas do conhecimento.

Entre estas, destaca-se o trabalho de projeto, no desenvolvimento e na produção de vídeos, o recurso à gamificação na realização de atividades e de provas preparatórias.

A fase das provas de apuramento para a final e a própria fase final têm, de igual modo, uma forte componente de gamificação. O trabalho colaborativo entre docentes e a articulação curricular são essenciais no sucesso da iniciativa.


Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?

Os docentes da equipa da biblioteca escolar, com outros docentes, elaboram um conjunto de questões (10 por agrupamento e nível de ensino) e partilham-nas com a equipa de elaboração das provas. Em reunião de SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares), com uma equipa mais reduzida, procede-se à elaboração do cartaz, à atualização do regulamento, à criação dos módulos de formação e à elaboração das provas, com recurso à ferramenta Quizziz.

É feita divulgação dos objetivos e do modo de funcionamento nas redes sociais das bibliotecas escolares, nos agrupamentos e na página do campeonato.

A calendarização das sessões de formação é definida com docentes de Tecnoogias de Iinformação e Comunicação ou outros docentes, no caso de turmas que não tenham esta disciplina, articulando com conteúdos curriculares. Nestas sessões, os alunos têm um primeiro contacto com a estrutura do campeonato e os objetivos do mesmo.

Neste agrupamento, as sessões de formação são complementadas com o visionamento e a produção de filmes/documentários, em sala de aula e no espaço da biblioteca escolar e com a participação no projeto Brain Ideas.

Os alunos produzem filmes/documentários, em sala de aula, com o apoio da biblioteca escolar e jogam o Brian Ideas, como forma de preparação e de mobilização de conhecimentos, para as provas do campeonato. As provas de treino são disponibilizadas aos alunos para realização em casa e na biblioteca escolar, autonomamente.

Na fase de apuramento por escola, as provas decorrem presencialmente online, sendo selecionados os 3 alunos de cada nível de ensino, com melhor desempenho, para participarem na fase interconcelhia.


Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?

Pela natureza das atividades, registou-se uma grande adesão dos alunos à iniciativa, numa participação com motivação e empenho na realização das propostas.

Tiveram um papel ativo e interventivo na realização das tarefas, dando a sua opinião acerca das mesmas, questionando sempre que tinham dúvidas ou opinião diferente.

O trabalho de cooperação entre pares, no decorrer das tarefas, acentuou esse envolvimento.


Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos?

O recurso às tecnologias permitiu ir ao encontro do gosto, interesses e vontades dos alunos, numa aproximação ao que são as suas vivências e o seu “mundo”.

Esta aproximação à realidade dos nossos adolescentes e jovens bem como às necessidades da sociedade atual, permite um enriquecimento e uma melhoria das aprendizagens, uma vez que lhes permite aplicar de forma prática a teoria.

Este ensino mais prático, com conteúdo dinâmico resulta numa maior motivação nos alunos.


Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?

Para a implementação do campeonato de pesquisa PesquisOAz, a principal estratégia, ao nível dos docentes, foi promover o trabalho colaborativo da Biblioteca Escolar e dos Professores Bibliotecários com outros docentes dos diferentes agrupamentos do concelho e a articulação com o currículo, o que permitiu, ainda mais, a motivação dos alunos.

A visibilidade e a importância atribuída à iniciativa, permitiu captar o interesse de Professores Bibliotecários de outros agrupamentos, bem como a participação de outros interlocutores como, por exemplo, pais/encarregados de educação.

Relativamente aos alunos, a motivação dos mesmos decorre dos temas/iniciativas que vão ao encontro dos seus interesses, bem como das suas “lacunas” e necessidades, com recursos ao uso de telemóveis e de tablets.

No que respeita aos instrumentos de avaliação utilizados, foi feita observação direta do desempenho dos alunos, na realização das provas; foram considerados os resultados dos formulários, bem como o retorno dos alunos face às opções dos questionários das provas.

Os docentes das disciplinas envolvidas consideraram também o processo e os produtos (resultados das provas) na avaliação nas respetivas áreas curriculares.


Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?

Os objetivos da atividade, através das estratégias implementadas, foram alcançados no que concerne a aquisição de conhecimentos.

Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer e consideramos necessário que estas sessões e estratégias sejam sistemáticas e façam parte das orientações de trabalho dos docentes.


Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?

A iniciativa colhe o interesse, empenho e motivação dos alunos, dado que também lhes permite competir e interagir com alunos de outros agrupamentos, bem como participar em iniciativas diferentes que vêm enriquecer os seus conhecimentos, algumas delas com entidades externas (Universidade de Aveiro, Fundação Altice...).

Tem-se registado ao longo dos anos de implementação da iniciativa uma crescente adesão por parte de alunos e de docentes.


Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?

A experiência tem vindo a ser repetida desde a sua primeira edição em 2017/2018 e tem sido sujeita a alterações de melhoria desde então.

Está em estudo o alargamento da iniciativa aos alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos), como forma de os dotar, mais cedo, de conhecimento e de ferramentas para uma navegação na internet mais informada e consciente.

Voltaria ao formato presencial e em equipas de pares, pois consideramos que é mais eficaz ao nível da cooperação, partilha, colaboração e competição.


Gostaria de fazer algum comentário adicional?

Ao longo dos anos de implementação da iniciativa, os professores envolvidos foram mudando, em função do concurso de docentes, o que implica alguma renovação desta equipa.

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