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C(S)Em Meias Palavras

As bibliotecas da Escola Secundária de Porto de Mós e da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, implementaram uma prática de promoção da leitura que envolve os alunos do ensino secundário e que assenta na colaboração da biblioteca escolar com os professores de português.

Conscientes das dificuldades que alguns alunos enfrentam, quando ingressam no 10.º ano, na seleção de um livro para ler e apresentar na disciplina de português e, conhecendo a importância da recomendação dos pares na promoção do gosto pela leitura, as bibliotecas propuseram a alunos mais velhos o desafio de recomendar livros que apreciaram aos seus colegas mais novos.

Esta ação decorre desde 2018, com provas dadas, pois muitos alunos deixaram de escolher livros para ler, com base no número de páginas e passaram a ter em conta o conteúdo do livro, o testemunho de colegas e os seus gostos pessoais.

A prática decorre de acordo com  as etapas que a seguir se apresentam.

  1. O professor bibliotecário  articula com os docentes de português do ensino secundário e estes convidam os alunos do 12.º ano para fazerem sugestões de livros de que gostaram, aos seus colegas.

  2. Organizado o grupo de alunos voluntários, o professor bibliotecário estabelece contacto e coordena a preparação das partilhas de leitura ao esclarecer dúvidas, diluir constrangimentos, ansiedades e ao prestar todo o apoio e acompanhamento necessários.

  3. Em articulação com os docentes de português do 10.º ano, em cujo horário de aulas decorre a partilha, é elaborado o calendário das sessões, respeitando as disponibilidades dos alunos do 12.º ano (em articulação com os seus professores), bem como alguns alunos do 11.º ano que integram o Grupo de Leitores da Biblioteca Escolar e participam, igualmente,  nesta mediação da leitura.

  4. O professor bibliotecário elabora um documento com todos os títulos que serão apresentados e que servirá de lista bibliográfica para os alunos do 10.º ano,  na sessão de apresentação e no futuro.

  5. A atividade decorre no formato inspirado nos eventos Blind Date.  Em cada sessão, os alunos do 10.º ano são divididos em pequenos grupos e circulam pela biblioteca (organizada em diferentes estações) para, durante dois minutos, conhecerem cada livro de modo a encontrar o(s) que mais os “seduzem”. Existem também adereços, criados por docentes da equipa das biblioteca, que estão nas mesas durante as sessões e são, também divulgados cartazes promocionais, criados pela equipa das bibliotecas, sobre cada livro partilhado e o respetivo promotor.

Esta atividade foi premiada no âmbito do prémio Fazer em Rede - Boas Práticas em janeiro de 2025.

 

Questão de Partida
No âmbito da disciplina de Português, todos os alunos das turmas de 10.º ano têm de escolher um livro, lê-lo e apresentá-lo ao longo do primeiro período letivo. No mês de outubro assistimos a um número elevado de alunos que se dirigem à biblioteca à procura de livros.
No caso dos alunos que não leem regularmente, o critério para a escolha do livro é quase sempre o número reduzido de páginas.Razão pela qual nos surgiu a seguinte questão: como levar os alunos escolher um livro pelo seu conteúdo e não pelo seu tamanho?
Objetivos
1. Divulgar propostas de leitura selecionadas por alunos, para alunos.
2. Consciencializar os alunos alvo de que a experiência de leitura só será positiva se o livro estiver de acordo com os gostos e a personalidade do leitor.
Destinatários
Ensino Secundário
Data de início
2018
 
Parcerias
Docentes de Português do Ensino Secundário
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