A biblioteca da Escola Secundária Carlos Amarante, do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga, implementou o projeto Biblioteca Visual, que tem como objetivo promover a leitura nos alunos do ensino secundário e envolvê-los como produtores de recursos artísticos associados a livros e como mediadores de leitura junto de colegas mais novos.
Apresentam-se as várias etapas de desenvolvimento desta prática:
O Agrupamento de Escolas implementou a partir de 2017 uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares (Biblioteca Digital) que está na origem desta prática, uma vez que foi o motor para a criação e desenvolvimento de um Espaço Maker, que acabou por conduzir à Biblioteca Visual.
Para além da evolução desta prática, ao longo dos anos, surgiram novas estratégias e alargou-se o público envolvido, o que tem um impacto significativo. Com a sua implementação, as bibliotecas do agrupamento de escolas registaram um aumento da requisição de livros e passaram a dispor de mais um serviço de promoção da leitura, da escrita e da capacidade de debater ideias, em que os dinamizadores principais são os alunos, que assumem o papel de mediadores de leitura, interpares, enquanto evoluem no seu percurso individual de leitor.
Esta atividade foi premiada no âmbito do prémio Fazer em Rede - Boas Práticas em junho de 2024