Bibliotecas > Práticas

Biblioteca Visual

A biblioteca da Escola Secundária Carlos Amarante, do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga,  implementou o projeto Biblioteca Visual, que tem como objetivo promover a leitura nos alunos do ensino secundário e envolvê-los como produtores de recursos artísticos associados a livros e como mediadores de leitura junto de colegas mais novos.

Apresentam-se as várias etapas de desenvolvimento desta prática:

  1. Os alunos do 12.º ano selecionam livros a partir dos quais vão desenvolver móbiles, em contexto de sala de aula da Oficina de Artes e da Oficina Multimédia. Este trabalho é realizado em articulação com as bibliotecas escolares do agrupamento e pressupõe a leitura individual dos livros, a identificação de personagens, objetos, cenários... e a planificação e execução dos móbiles.

  2. Com base nos livros e nos respetivos móbiles, os professores bibliotecários preparam fichas de leitura, com propostas de trabalho.

  3. Em contexto de articulação curricular com a biblioteca, planificam-se sessões com os docentes das turmas, , a partir das fichas de leitura criadas, com propostas, uma vez que as atividades a desenvolver, por sessão, diferem consoante os objetivos e o público-alvo, podendo ser:
    • leituras do livro pelos alunos mais velhos para os mais novos;
    • aconselhamento de leituras, interpares;
    • mote para reconto da história;
    • gravação de leituras (na disciplina de português ou de língua estrangeira;
    • identificação dos personagens, de diferentes elementos/ contextos de cada história e reescrita da mesma.

O Agrupamento de Escolas implementou a partir de 2017 uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares (Biblioteca Digital) que está na origem desta prática, uma vez que foi o motor para a criação e desenvolvimento de um Espaço Maker, que acabou por conduzir à Biblioteca Visual.

Para além da evolução desta prática, ao longo dos anos, surgiram novas estratégias e alargou-se o público envolvido, o que tem um impacto significativo.  Com a sua implementação, as bibliotecas do agrupamento de escolas registaram um aumento da requisição de livros e passaram a dispor de mais um serviço de promoção da leitura, da escrita e da capacidade de debater ideias,  em que os dinamizadores principais são os alunos, que assumem o papel de mediadores de leitura, interpares, enquanto evoluem no seu percurso individual de leitor.

Esta atividade foi premiada no âmbito do prémio Fazer em Rede - Boas Práticas em junho de 2024

 

Questão de Partida
Constatação de um decréscimo dos hábitos de leitura dos alunos do ensino secundário, pelo que foi premente diversificar estratégias de promoção da leitura com atividades criativas. Para além do estímulo e incentivo à leitura, pretendeu-se que os alunos assumissem, igualmente, junto dos colegas, o papel de mediadores de leitura.
Objetivos
1. Incentivar, junto dos alunos, a leitura por prazer.
2. Desenvolver atividades em que os alunos assumem a "responsabilidade social" de serem mediadores de leitura junto dos colegas mais novos.
Destinatários
1.º ciclo; 3.º ciclo e Ensino Secundário
Data de início
2017
 
Parcerias
Departamentos curriculares
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard