A biblioteca da Escola Básica Júlio Dinis (Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar), dinamizou esta atividade, no âmbito do referencial Aprender com a biblioteca escolar, em articulação curricular com os docentes de Ciências Naturais e de Português do 6.º ano.
Enquadrada na área da literacia dos media, a atividade contribuiu para assinalar o Dia da Alimentação (16 de outubro), tendo-se realizado em simultâneo uma Feira de Produtos da Terra, com a colaboração dos pais e encarregados de educação.
A atividade desenvolveu-se em três momentos:
1.º momento
Após a abordagem pelas disciplinas de Ciências Naturais e Português dos conteúdos associados ao tema, na biblioteca, os alunos assistiram a uma apresentação que incluía o visionamento de alguns vídeos de anúncios publicitários que promovem produtos alimentares de consumo corrente.
2.º momento
Os alunos foram convidados a analisar e comparar diversos rótulos de produtos alimentares e bebidas, confrontando-os com os descodificadores de rótulos, disponibilizados pela Direção Geral de Saúde. A partir desta análise, retiraram conclusões, relativamente ao facto de se poder considerar ou não, que os alimentos em questão são elegíveis para uma alimentação saudável.
3.º momento
Os alunos realizaram um trabalho de pesquisa de informação sobre a alimentação saudável em vários documentos, disponíveis na biblioteca, em diferentes suportes, sob orientação da professora bibliotecária e dos professores das turmas.
Visionaram-se anúncios publicitários institucionais, promotores de uma alimentação saudável.
Seguiu-se uma partilha de informações, com esclarecimentos dos professores sobre a alimentação saudável e sobre a informação publicitária comercial versus a informação institucional, promovendo-se o espírito crítico e competências de literacia para os media.
No final, os alunos responderam a um Quizz, sobre o tema, com recurso à ferramenta Kahoot.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em outubro de 2023.