Projetos > Descontinuados

Abril depois de Abril

Esta iniciativa terminou no final do ano letivo 2023-2024


Encerramento da primeira fase de inscrições

[08.01.2024]

A primeira fase de inscrições nesta atividade decorreu entre o dia 25.04.2023 e o dia 08.01.2024. Inscreveram-se até ao momento 448 Agrupamentos/ Escolas não agrupados.

A partir desta data, as escolas continuam a poder inscrever-se, durante a segunda fase de inscrições.


Lançamento

[25.04.2023]

A Rede de Bibliotecas Escolares associa-se às comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com a iniciativa “Abril depois de abril”.

Esta iniciativa tem como propósito sublimar os valores conquistados com a Revolução, através de ações que


Duração

De 25 abril 2023 a 25 abril de 2024


Procedimentos


Propostas


Partilhar Abril

Partilhar

Partilha nas redes sociais das bibliotecas escolares do trabalho que vai sendo realizado, utilizando a hashtag

#rbe50anos25abril e #50anos25abril

 


Abril por cá

 Abril por cá

Trabalho de pesquisa e recolha de testemunhos, objetos, fotografias, cartazes, lugares emblemáticos, personalidades, imprensa... na localidade/ região em que está inserida a escola, sobre o período da ditadura e a revolução de 25 de abril de 1974.

Com as informações e materiais recolhidos, poderão realizar-se exposições, filmes, ebooks, debates, conferências, programas de rádio e/ ou de televisão.

Sugere-se o envolvimento da comunidade local nas diversas atividades realizadas neste âmbito.


Construir abril

Fazer abril

Reflexão e debate em torno de um conjunto de questões que conduzam os alunos à reflexão/ ação sobre o exercício da liberdade (em cada turma, entre turmas, com a participação de convidados, abertos à comunidade…).

Alguns exemplos de questões orientadoras:

  • O que é a liberdade?
  • Como imaginam a vida sem liberdade?
  • O que seriam capazes de fazer para viver em liberdade?
  • Somos verdadeiramente livres?
  • O que falta para sermos verdadeiramente livres?
  • É possível derrubar, de forma ordeira e pacífica, um regime ditatorial e autoritário?

Criar abril

Criar abril

Criação artística como forma de perpetuação de valores e sentidos, tendo por base o período da ditadura e a revolução de 25 de abril de 1974 (murais, esculturas, pinturas, filmes, peças de teatro, músicas, concertos, bailados …).


Integrar Abril

Integrar abril

Participação ativa nas comemorações realizadas localmente, em parceria com entidades diversas (autarquias, associações civis e/ ou outras).

Sugere-se a abertura à comunidade das atividades desenvolvidas pelas escolas, a participação de alunos na reunião da assembleia municipal ou em outros eventos públicos.


Abril sem censura

Adesão ao Desafio Anticensura: a partir de leitura e exploração de excertos de livros da coleção Biblioteca da Censura e/ou de outros recursos, promoção de situações de reflexão e criação para tomar consciência e intervir face a novas formas de censura que crescem e se disseminam na atualidade.

Exploração de obras integradas na exposição Livros proibidos durante o Estado Novo.


Análise e debate com os alunos, professores e comunidade local  das infografias 5 Décadas de Democracia, o que mudou, publicados pela Pordata no respetivo portal  e através da exposição composta por cartazes com infografias, oferecida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos – Pordata aos 448 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se registaram na 1.ª fase de inscrição na iniciativa da RBE Abril depois de abril.

A RBE disponibiliza sugestões de exploração, que podem ser usadas no âmbito da exposição física e/ou digital das infografias. Esta atividade articula com a proposta Fazer abril.

 

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