No ano letivo 2022/ 2023, na sequência do envolvimento de cerca de 1700 crianças e jovens - de todos os níveis da educação (do pré-escolar ao ensino secundário) - na iniciativa Transformar a Educação: Dá Voz às Tuas Ideias!, as bibliotecas escolares do país criaram oportunidades de reflexão, discussão e apresentação de ideias para melhorar a escola, as quais foram reunidas no ebook, Transformar a Educação: Recomendações para melhorar a escola, destinado a decisores políticos e alunos.
A 30 de junho, no encontro entre o Ministro da Educação e os alunos representantes desta iniciativa, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares assumiu publicamente o compromisso de dar continuidade a estes encontros com alunos, criando a oportunidade da sua participação nas reuniões/ atividades do Gabinete RBE, para que possam apresentar contributos para transformar/ reimaginar as bibliotecas escolares.
Neste contexto, a RBE reafirma a sua vontade em contar com os jovens para expandirem e reforçarem a sua participação na apresentação e implementação de propostas para melhorar as bibliotecas escolares, na qualidade de parceiros essenciais e facilitadores do diálogo com outros jovens e parceiros.
Em novembro de 2023, três agrupamentos de escolas, de diferentes regiões do país, serão convidados, pelo Gabinete RBE, cada um deles a indicar dois alunos que manifestem interesse em participar, à distância, em reuniões/ atividades do Gabinete RBE, uma por trimestre - calendário a divulgar.
Da agenda destas reuniões, constarão temas como a definição/ implementação/ avaliação do plano de ação e as prioridades da RBE.
No ano letivo 2023/ 2024 serão criados círculos de jovens no âmbito da iniciativa RBE, Transformar a Educação: Das Ideias à Ação! e sugere-se que os quatro jovens representantes do Gabinete RBE participem em duas destas sessões para escutar e discutir ideias relativas à biblioteca escolar.
Estas sessões ocorrerão à distância, entre 22 e 26 de janeiro e 29 de abril e 3 de maio de 2024.
Para que a participação dos jovens seja significativa e eficaz, adotam-se alguns dos princípios estabelecidos pela ONU no âmbito da recente publicação, Envolvimento significativo dos jovens nos processos políticos e de tomada de decisões (2023, abril):
As ações da biblioteca escolar são centradas na realidade das crianças e jovens e esta inclusão da voz dos jovens na tomada de decisão do Gabinete RBE representa uma etapa natural que reforça a confiança na Rede de Bibliotecas Escolares e nas instituições, fomenta a participação democrática e o ativismo dos alunos, a sua liderança na sociedade e contribui para a construção de um futuro mais inclusivo e representativo, compatível com o desígnio da RBE.
A adoção desta medida contribui para concretizar a visão do Quadro Estratégico 2021 – 2027: Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro da Rede de Bibliotecas Escolares: “Bibliotecas escolares excelentes (…) desafiam, transformam e empoderam”.