A biblioteca Escolar Mário Cláudio, da Escola Básica de Braga Oeste, Cabreiros – Braga, em parceria com o Programa Eco-Escolas e com a participação das disciplinas de Português, Ciências da Natureza, Educação Visual e Educação Tecnológica, implementou a atividade: A poesia e a ciência, no âmbito das celebrações da Semana Concelhia da Ciência.
Planeada para as turmas do 5.º ano, a atividade teve com o objetivo principal dar a conhecer a vida e obra de Rómulo de Carvalho/António Gedeão, numa perspetiva abrangente, de articulação com conteúdos curriculares de poesia, de ciência e das artes.
Foram produzidos quatro cartazes (Biografia; A poesia e a matemática; A poesia e a química; A poesia e a biologia), com recursos e desafios que implicavam a descoberta, por via da utilização das novas tecnologias.
A atividade desenvolveu-se na biblioteca, onde os alunos de cada turma, em grupos, realizaram um circuito de quatro estações, com quatro atividades, tendo utilizado os tablets para ler os códigos QR, em cada um dos cartazes (4) e assim acederem à biografia/poemas de António Gedeão e responderem às tarefas propostas - quizzes e jogos. Este percurso das quatro estações, permitiu aos alunos consolidar conhecimentos relacionados com a língua portuguesa e com as diferentes áreas das ciências.
Paralelamente, os mesmos alunos, desenvolveram nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, uma outra atividade relacionada com a temática: criaram ilustrações a partir da análise do poema "Lágrima de Preta" e, nas aulas de Ciências da Natureza, escreveram pequenos textos sobre o que é ser cientista. Os trabalhos realizados foram expostos na biblioteca em conjunto com material de laboratório, numa mostra aberta à comunidade escolar.
Esta atividade foi destacada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividades Top em novembro de 2022.