A biblioteca da Escola Básica Dr. Garcia Domingues, Silves (Agrupamento de Escolas de Silves) dinamizou uma atividade de escrita criativa, para marcar o aniversário dos 50 anos do 25 de Abril, em parceria com os professores titulares de turma e os professores de Português.
A atividade A Liberdade Pega-se! teve como público-alvo os alunos entre os 10 e os 14 anos (1.º, 2.º e 3.º ciclos) que embarcaram numa viagem poética, explorando o poder dos haikus, poemas curtos da cultura japonesa, em que foram convidados a refletirem sobre o significado e a mportância da liberdade.
A atividade desenvolveu-se em várias etapas, ao longo de duas aulas:
Aula 1:
- Na biblioteca escolar, os alunos, guiados pela professora bibliotecária, descobriram a obra Tempo de haikus (SANTAEULÀLIA, J.N. LOZANO, Luciano, il. – Tempo de haikus. Barcelona: Akiara Books, 2022. ISBN 9788418972218), um livro repleto de poemas que celebram a beleza do inverno.
- Esta imersão na poesia japonesa serviu como inspiração para a etapa seguinte: criação de haikus próprios! A técnica de escrita japonesa de haikus foi explicada aos alunos.
- Distribuiu-se um documento com o poema E depois do Adeus, de José Niza (musicado por José Calvário e interpretado por Paulo de Carvalho), contextualizando-o no processo revolucionário de abril de 1974. Leu-se o poema e foi visualizado um vídeo com a interpretação de Paulo de Carvalho.
- Após a leitura, os alunos foram convidados a selecionar e sublinhar três palavras, no poema, que relacionassem com o conceito de liberdade.
- A partir desta seleção, os alunos foram desafiados a escrever 3 haikus. Munidos de papel e caneta, e a partir do texto e da música “E depois do adeus”, os alunos utilizaram as palavras que, para si, representaram a liberdade para elaborar os seus haikus.
Aula 2
- Os alunos passaram os haikus criados para um template elaborado para o efeito, para criar um íman que integraria a exposição.
- Os alunos decoraram, criativamente, a imagem onde registaram os haikus e uma vez concluída esta tarefa, colaram a produção final num íman, facultado.
- O produto final (íman - A Liberdade pega-se) foi exposto nas prateleiras metálicas da biblioteca.
Os haikus estiveram, igualmente, expostos na Biblioteca Municipal de Silves, integrados na Exposição Os valores que abril deixou, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas do Concelho de Silves.
Na atividade Latitudes da Língua Portuguesa estes haikus foram partilhados, por vídeochamada, com as turmas das escolas parceiras.
Esta atividade foi destacada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividades Top em abril de 2024.