Leitura | Ler |Comunicar | Escrita | Partilha de opiniões 
Reflexão sobre a escrita literária e a escrita gerada por IA.
 
 
 
 

Objetivos

  • Selecionar excertos de obras literárias.
  • Escrever prompts para a IA escrever sobre o mesmo assunto do excerto.
  • Comparar textos expressando preferências.
  • Refletir sobre a escrita literária.

 

Desenvolvimento

  • Na biblioteca estarão expostas várias obras, de preferência de autores portugueses, adequadas ao nível dos alunos.

  • Os docentes dialogam com os alunos sobre o que conhecem sobre inteligência artificial (IA) e apresentam a atividade.

  • Os alunos, em pequeno grupo:
    • escolhem um livro e decidem que excerto vão ler com mais atenção;
    • chegam a acordo sobre qual é o assunto desse excerto;
    • escrevem um prompt, de acordo com as indicações do docente;
      (o prompt deve explicitar que pretendem um texto literário ao estilo do autor do livro que escolheram, quantas palavras deverá o texto ter, a idade dos alunos a que se destina e o assunto do mesmo.)

  • Os docentes:
    • aprovam os prompts produzidos;
    • pedem ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever o texto;
    • devolvem aos alunos o texto produzido.

  • Os alunos, em pequeno grupo:
    • leem o texto produzido pela IA;
    • comparam-no com excerto da obra que começaram por ler;
    • registam as opiniões do grupo (qual é mais interessante/ emocionante/ divertido? porquê? …)

  • Em grande grupo, os alunos:
    • partilham com a turma os textos lidos e as suas opiniões;
    • debatem sobre questões colocadas pelo docente, sendo nomeados dois ou três secretários que vão anotando as ideias principais:
      • Qual o papel da criatividade humana?
      • Como mudaram as histórias na era da Internet das redes sociais e da IA?
      • Que valor têm as histórias que duram vs. as que se consomem de imediato (stories)?
      • No futuro, todos podemos ser escritores famosos?
      • ...

  • Os secretários escrevem um texto a partir das notas que tomaram; a turma aprecia e, eventualmente, dá contributos para o melhorar.

  • O texto coletivo é divulgado num mural da biblioteca escolar relativo ao MIBE 2025.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

  1. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, explicitando as razões da sua escolha.
  2. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.
  3. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos.

Atitudes/ Valores:

  1. Participa na troca e debate de ideias.
  2. Manifesta espírito crítico.
  3. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

  • Livros existentes na biblioteca;
  • Computadores ou tablets com ligação à internet.

Observações

Esta atividade foi proposta no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), no entanto pode ser realizada noutro contexto, substituindo-se o mural alusivo pelo suporte que se considerar mais adequado.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard