| 
    
       
        Leitura | Ler |Comunicar | Escrita | Partilha de opiniões 
         
        
         
          
           
            Reflexão sobre a escrita literária e a escrita gerada por IA.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Selecionar excertos de obras literárias.Escrever prompts para a IA escrever sobre o mesmo assunto do excerto.Comparar textos expressando preferências.Refletir sobre a escrita literária. 
 | 
 
     
     |   | Desenvolvimento 
       Na biblioteca estarão expostas várias obras, de preferência de autores portugueses, adequadas ao nível dos alunos.
 
Os docentes dialogam com os alunos sobre o que conhecem sobre inteligência artificial (IA) e apresentam a atividade.
 
Os alunos, em pequeno grupo: 
         
         escolhem um livro e decidem que excerto vão ler com mais atenção;chegam a acordo sobre qual é o assunto desse excerto;escrevem um prompt, de acordo com as indicações do docente;(o prompt deve explicitar que pretendem um texto literário ao estilo do autor do livro que escolheram, quantas palavras deverá o texto ter, a idade dos alunos a que se destina e o assunto do mesmo.)
 
Os docentes: 
         
         aprovam os prompts produzidos;pedem ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever o texto;devolvem aos alunos o texto produzido.
 
Os alunos, em pequeno grupo: 
         
         leem o texto produzido pela IA;comparam-no com excerto da obra que começaram por ler;registam as opiniões do grupo (qual é mais interessante/ emocionante/ divertido? porquê? …)
 
Em grande grupo, os alunos: 
         
         partilham com a turma os textos lidos e as suas opiniões;debatem sobre questões colocadas pelo docente, sendo nomeados dois ou três secretários que vão anotando as ideias principais: 
           
           Qual o papel da criatividade humana?Como mudaram as histórias na era da Internet das redes sociais e da IA?Que valor têm as histórias que duram vs. as que se consomem de imediato (stories)?No futuro, todos podemos ser escritores famosos?...
 
Os secretários escrevem um texto a partir das notas que tomaram; a turma aprecia e, eventualmente, dá contributos para o melhorar.
 
O texto coletivo é divulgado num mural da biblioteca escolar relativo ao MIBE 2025. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades:  
       Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, explicitando as razões da sua escolha.Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. Atitudes/ Valores:  
       Participa na troca e debate de ideias.Manifesta espírito crítico.Respeita diferentes opiniões. 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível
 | 
 
     
     |   | Recursos 
       Livros existentes na biblioteca;Computadores ou tablets com ligação à internet. 
 | 
 
     
     |  | ObservaçõesEsta atividade foi proposta no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), no entanto pode ser realizada noutro contexto, substituindo-se o mural alusivo pelo suporte que se considerar mais adequado. |