A biblioteca da Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova, implementou a atividade: A eleição dos bichos, dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico..
A atividade baseou-se no livro Eleição dos bichos, de André Rodrigues, Paula Desgualdo, Pedro Markum e Larissa Ribeiro, e desenvolveu-se em várias etapas:
- Diálogo com os alunos sobre o que é importante para que os animais possam viver bem na floresta, no seu habitat;
Este momento foi importante para, posteriormente, na campanha eleitoral, os alunos candidatos argumentarem sobre as suas propostas.
- A partir deste diálogo, identificação de quatro alunos, para se apresentarem como candidatos;
- Leitura do livro, com explicitação de vocabulário e conceitos, a partir do glossário que consta no final da obra;
- Leitura dos respetivos discursos por cada um dos alunos/ bichos candidatos;
No momento da história em que os bichos apresentam a sua candidatura, os quatro alunos identificados anteriormente, assumiram o papel dos candidatos (Macaca, Preguiça, Cobra e Leão).
- Debate televisivo, onde os candidatos explicitaram as suas propostas para a floresta, moderados pela professora bibliotecária que encarnou o papel de jornalista e moderou;
- Apresentação, pela professora bibliotecária, do boletim de voto e explicitação do sistema de voto, em eleições, com a clarificação de alguns conceitos: universalidade do voto, voto secreto, voto branco e voto nulo;
- Organização da votação. A lista dos alunos da turma foi colocada numa mesa, ao lado da urna e o posto de voto colocou-se num lugar distante do grupo, para cumprir os princípios da privacidade e o segredo;
- Continuação da leitura do livro e divulgação do novo presidente da floresta - a preguiça - que tomou a palavra, para o discurso de vitória;
- Contagem dos votos da turma e discurso final pelo aluno/ bicho mais votado;
- Revisão de alguns princípios a ter em conta numa eleição:
- regularidade e transparência - as eleições devem ser realizadas de forma justa, transparente e de acordo com regras previamente estabelecidas;
- responsabilidade - os eleitores devem ter a responsabilidade de se informar sobre os candidatos e questões em votação, tomando decisões informadas;
- participação cívica - a participação dos cidadãos no processo eleitoral é fundamental para a saúde da democracia. Esta participação inclui o registo/ recenseamento, para se poder votar, o comparecimento às urnas e o envolvimento em atividades cívicas;
- Apurado o vencedor, reflexão sobre a questão: Não gostaste do resultado?
- Conclusão da atividade com a entrega de uma cópia do glossário, em formato A3, à turma, para os alunos se apropriarem dos conceitos e acrescentarem outros, ao longo do tempo, na sala de aula, com os respetivos professores.
Esta atividade:
- Teve lugar em fevereiro de 2024, estando calendarizadas eleições legislativas para março de 2024 e europeias para entre 6 e 9 de junho de 2024;
- Recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em fevereiro de 2024.