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A Eleição dos Bichos - Uma prática para a cidadania

A biblioteca da Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova, implementou a atividade: A eleição dos bichos,  dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico..

A atividade baseou-se no livro Eleição dos bichos, de  André RodriguesPaula DesgualdoPedro Markum e Larissa Ribeiro, e desenvolveu-se em várias etapas:

  1. Diálogo com os alunos sobre o que é importante para que os animais possam viver bem na floresta, no seu habitat;
    Este momento foi importante para, posteriormente, na campanha eleitoral, os alunos candidatos argumentarem sobre as suas propostas.

  2. A partir deste diálogo, identificação de quatro alunos, para se apresentarem como candidatos;

  3. Leitura do livro, com explicitação de vocabulário e conceitos, a partir do glossário que consta no final da obra;
  4. Leitura dos respetivos discursos por cada um dos alunos/ bichos candidatos;
    No momento da história em que os bichos apresentam a sua candidatura, os quatro alunos identificados anteriormente, assumiram o papel dos candidatos (Macaca, Preguiça, Cobra e Leão).

  5. Debate televisivo, onde os candidatos explicitaram as suas propostas para a floresta, moderados pela professora bibliotecária que encarnou o papel de jornalista e moderou;

  6. Apresentação, pela professora bibliotecária, do boletim de voto e explicitação do sistema de voto, em eleições, com a clarificação de alguns conceitos: universalidade do voto, voto secreto, voto branco e voto nulo;

  7. Organização da votação. A lista dos alunos da turma foi colocada numa mesa, ao lado da urna e o posto de voto colocou-se num lugar distante do grupo, para cumprir os princípios da privacidade e o segredo;

  8. Continuação da leitura do livro e divulgação do novo presidente da floresta - a preguiça - que tomou a palavra, para o discurso de vitória;

  9. Contagem dos votos da turma e discurso final pelo aluno/ bicho mais votado;

  10. Revisão de alguns princípios a ter em conta numa eleição:

    - regularidade e transparência - as eleições devem ser realizadas de forma justa, transparente e de acordo com regras previamente estabelecidas;

    - responsabilidade - os eleitores devem ter a responsabilidade de se informar sobre os candidatos e questões em votação, tomando decisões informadas;

    - participação cívica - a participação dos cidadãos no processo eleitoral é fundamental para a saúde da democracia. Esta participação inclui o registo/ recenseamento, para se poder votar, o comparecimento às urnas e o envolvimento em atividades cívicas;

  11. Apurado o vencedor, reflexão sobre a questão: Não gostaste do resultado?

  12. Conclusão da atividade com a entrega de uma cópia do glossário, em formato A3, à turma, para os alunos se apropriarem dos conceitos e acrescentarem outros, ao longo do tempo, na sala de aula, com os respetivos professores.

Esta atividade:

Objetivos
1. Fomentar o gosto pela leitura.
2. Abordar a temática da democracia com o envolvimento dos alunos em metodologias ativas (leituras dialogadas).
3. Integrar a cidadania através do uso de competências de oralidade e do exercício do direito de voto.

Destinatários
1.º ciclo

Parcerias
Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, Condeixa-a-Nova
Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Data:
09.02.2024
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