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Ana Paula Rodrigues

Ana Paula Rodrigues

Educadora de Infância desde 1985, pela Escola de Educadores de Infância de Coimbra e com Licenciatura de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para a Educação de Infância, Especialização para a Cidadania e Formação Pessoal e Social, pela Universidade Aberta, exerce as funções de professora bibliotecária desde 2006: até 2010, no Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos, e de 2011 até 2022 no Agrupamento de Escolas da Lousã.


Integrou a equipa do projeto TJPL desde a adesão do AEL, em 2014, e participou, desde então, em várias iniciativas que promoveram práticas de leitura e de escrita em formatos e suportes acessíveis, em contextos variados, desde o pré-escolar ao Ensino Secundário, e em particular na Escola Básica n.º 2 da Lousã.

 


Ângela Cunha

ângela Cunha

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Possui o Mestrado em Educação Especial, com Especialização no domínio cognitivo e motor e Especialização na área da surdez.


Docente com 26 anos de experiência, dos quais 20 ao serviço da Educação Especial.


Atualmente exerce funções no Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro, na Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos – 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

 

 


Carla Ribeiro

Carla Ribeiro

Licenciada em Ensino de Física e Química, pela Universidade de Évora e Pós-Graduada em Ciências da Informação/Bibliotecas, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.


Professora do 3.º ciclo e do Ensino Secundário do grupo 510, desde 1995.
Ao longo da sua carreira profissional desempenhou vários cargos. Exerce, desde 2017, as funções de Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova.

 

 

 


Célia Sousa

Célia Sousa

Célia Sousa é Doutorada em Ciências da Educação, Especialidade Comunicação. 

Coordena o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria. É investigadora Integrada do Centro de Investigação interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Na última década tem desenvolvido projetos nas áreas das Tecnologias de Apoio e da Comunicação Aumentativa e colaborado como consultora nas áreas da acessibilidade e inclusão com diferentes entidades, entre as quais se destaca o trabalho de consultoria para a implementação da legislação da educação inclusiva com o Governo de Cabo Verde. 

Recebeu vários prémios ao longo da carreira, nomeadamente, o Prémio “Acesso Cultura 2018” com o projeto do livro multiformato “A rainha das Rosas”. 

 


Cristina Ramos

Cristina Ramos

Licenciada em História pela Faculdade de Letras do Porto, com o Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais – Variante Biblioteca e Documentação, pela Universidade Moderna e o Mestrado Gestão da Informação e bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta.

Professora bibliotecária desde 2003. Integrou o projeto RBE “Os sete magníficos” em 2007; a Candidatura de Mérito -Planificar para Gerir / Gerir para Inovar em 2009 e Ideias de Mérito RBE com o projeto Venham lá os exames em 2012.

Este projeto foi apresentado ao coordenador do IAVE, do Projeto PILRS e PISA e aos Condenadores Interconcelhios da RBE, a convite da coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, em 2014.

Contribuiu para a integração na rede de Escolas aLeR+ com o projeto A Ler é que a gente se entende, no ano letivo 2014-2015; para a candidatura ao Todos juntos podemos ler com o projeto Juntos.com, em 2017, destacado pela RBE e PNL como boa prática em 2021 e também para as Ideias de Mérito RBE com o projeto “Escritas em dia”, em 2022.

De destacar ainda a Publicação nº 7 dos recursos da RBE – Estratégia: a alavanca da biblioteca escolar em novembro 2014.


Diana Niepce

Diana Niepce

Diana Niepce é bailarina, coreógrafa e autora. 

Formou-se na Escola Superior de Dança, fez Erasmus na Teatterikorkeakoulun (em Helsínquia), um Mestrado em Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e completou a formação CPGAE do Forum Dança. Fez direção artística, é professora habilitada de hatha-yoga e formadora de introdução às artes performativas para artistas com deficiência na Biblioteca de Marvila - CML (2020).

Enquanto bailarina e performer colaborou com várias companhias e artistas nacionais e internacionais. Criadora da peça de circo contemporâneo “Forgotten Fog” (2015) e das peças de dança “Raw a nude” (2019), “12 979 Dias” (2019), "Dueto" (2020), "T4" (2020) e “Anda, Diana” (2021). Atualmente colabora com a companhia polaca Teatr21 e Rafael Alvarez. 
Publicou um artigo no livro “Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa” (ed. Egeac/INCM), o conto infantil “Bayadére” (ed. CNB), o poema “2014” na revista Flanzine, o artigo “Experimentar o corpo” no jornal de artes performativas Coreia, o livro “Anda, Diana” (ed. Sistema Solar) e da história "Partidos e fedidos, são os calhaus." para a Rota Memorial do Convento.
Integrou o júri do prémio Acesso Cultura 2018, o Júri oficial do Festival - Inshadow 2018 e o Júri do programa NCED – Eu solidarity 2021.


Fernando Centeio

Fernando Centeio

Fernando Centeio é Produtor de cinema. Fundador da produtora e distribuidora Zulfilmes.

Colaborou em produções nacionais e estrangeiras, entre as quais, Amok, de Joël Farges; El Perro del hortelano, de Pilar Miró; La sirene rouge, de Olivier Megaton, destacando-se sobretudo Belle Epoque de Fernando Trueba que alcançou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1992. 

Produziu os documentários O tapete voador,  de João Mário Grilo e Prova de contacto, de José Guimarães.

Colaborou em coproduções como 2 Rivales casi iguales, de Miguel Angel Buttini, tendo assumido a direção de produção e a produção executiva em filmes como Passagem da noite, de Luís Filipe Rocha; Lá fora, de Fernando Lopes, Noite escura, de João Canijo; Lobos, de José Nascimento e a produção portuguesa de Father and son, do mestre russo Alexander Soukurov.

A sua atividade académica teve início na Universidade de Évora (Workshop Produção Cinematográfica 2006/2007), e como docente e gestor de projetos na Universidade Moderna. Desde 2007 leciona Estratégias de Produção, Atelier de Produção, Estratégias de Produção de Animação, e coordena os projetos finais de licenciatura na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e também na ETIC.
Conciliou, desde sempre, a produção cinematográfica com a produção televisiva de ficção e também entretenimento, colaborando em várias séries e formatos.

Tem desenvolvido e produzido vários projetos de ficção longa-metragem como Viriato e Por onde escapam as palavras, de Luís Albuquerque. Realizou documentários na Zulfilmes, como Vieirarpad de João Mário Grilo; Ruy Belo e Era uma vez, de Fernando Centeio e Nuno Costa Santos; Fado, de Sofia de Portugal e Aurélio Vasques; Gesto, de António Borges Correia; Puro fado - série documental de 12 episódios. Produziu também dois ciclos de cinema para a Fundação Calouste Gulbenkian P’ra rir e P’ra rir/outra vez, e o ciclo de cinema Esplendor na relva, no Parque Natural de Monserrate, em Sintra.

Reparte a sua vida entre a produção de cinema e televisão, promoção/produção de ciclos de cinema, e sua atividade académica.


Isabel Stilwell

Isabel Stilwell

Isabel Stilwell é jornalista e escritora. Desde o «Diário de Notícias», onde começou aos 21 anos, que contribui de forma essencial para o jornalismo português. Fundou e dirigiu a revista «Pais & Filhos», foi diretora da revista «Notícias Magazine» e do jornal “Destak».

Desde o início da pandemia assina Birras de Mãe, no jornal Público —um espaço onde uma avó/mãe e uma mãe/filha trocam cartas sobre os desafios de “educar” crianças no século XXI. Durante 15 anos virou os Dias do Avesso, com Eduardo Sá num programa diário na Antena 1.

A sua outra vida são os livros, livros para crianças e livros para adultos lerem a crianças, e livros para adultos. Em 2007, estreou-se com «Filipa de Lencastre» e conta já com nove romances sobre oito grandes rainhas e um rei, com mais de 300 mil livros vendidos, quatro deles traduzidos para inglês e um publicado no Brasil.

 


Leonel Brites

Leonel Brites (n. 1983) é professor, designer gráfico e investigador.

No decurso de mais de 17 anos ligado à comunicação visual, em projetos de natureza distinta (livros, revistas, jornais, websites, exposições, vídeo, fotografia, animação gráfica, entre outros), aceitou (com reservas) a difícil tarefa de criar grafismos para livros infantis.

Ilustrou, até ao momento, dois livros infantis (O Verdinho Sonhador e Todos Diferentes, Todos Animais), ambos publicados pelo Instituto Politécnico de Leiria.

 

 

 


Liliana Gonçalves

Liliana Gonçalves

Licenciada em Turismo e Património, Pós-Graduada em Ciências da Informação e Documentação, Especialista em Comunicação e Mestre em Comunicação e Media. Bibliotecária de profissão. Dedica-se às artes performativas de animação infantojuvenil e ao teatro. Escreve, conta e reconta histórias, é animadora e mediadora do livro e da leitura, fotografa nos tempos livres mas, acima de tudo, é uma sonhadora.

 

 

 

 


Magda Soares

Magda Soares

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - variante de Estudos Portugueses - pela Faculdade de Letras de Coimbra, tem o Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares pela Universidade Aberta.

Com mais de trinta anos de serviço, exerce funções no Agrupamento de Escolas da Lousã, sendo professora de Português, no 3.º CEB, e professora bibliotecária desde 2008.

Integrou a equipa do projeto TJPL desde a adesão do AEL, em 2014, e participou, desde então, em várias iniciativas que promoveram práticas de leitura e de escrita em contextos variados, formatos e suportes acessíveis, em particular na Escola Básica n.º 1 da Lousã.

 

 


Maria João Pimentel

Maria joão Pimentel

Professora licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com estágio pedagógico do ramo educacional em Português e Francês.

É detentora de uma pós-graduação em Estudos Literários, pela Universidade dos Açores, e de uma formação especializada em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Moderna de Lisboa.

Foi coordenadora/delegada de grupo disciplinar e orientadora de estágio pedagógico (Português) pela Universidade dos Açores.

Exerce, desde o ano letivo de 2009/10, as funções de Professora Bibliotecária (PB). Neste âmbito, tem apresentado alguns projetos, designadamente, Todos Juntos Podemos Ler (2018/2019), “Leituras... com a biblioteca” (2018/2019), Ler+ Mar (2019/2020) e Terra Mater (2020/2021).
É atualmente PB no Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Odivelas, onde coordena, em parceria com a sua colega PB Sílvia Menezes, o programa “Escola Azul” e o projeto Erasmus+ KA229 “Há mar e mar… há todo um oceano para cuidar!”.


Maria Nascimento

Maria Nascimento

Licenciada em Educação de Infância, com Especialização em Educação Especial, na área do Domínio Cognitivo e Motor. Mestre em Ciências da Educação, com Especialização em Tecnologias Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa.
Professora no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco, onde coordena o Departamento de Educação Especial.

Entre 2009 e 2018 foi coordenadora da equipa de Educação Especial no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova. 

Autora do artigo ”Aprender com e sobre as TIC na Educação Pré-escolar” publicado na Revista de Educação: Itinerários de investigação – Promoção do Sucesso Educativo – Currículo e Tecnologia Educativa, em 2007. 
Coautora do CD – Bichos Maus e Bichos Maus 2 (Projeto Oficina da Voz - Idanha-a-Nova 2016, 2018). 
Colaborou no Portal Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa – ARASAAC - na tradução para português (2010-2011).


Marina Bairrão Ruivo

Marina Bairrão Ruivo

Marina Bairrão Ruivo (1962) Mestre em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (1990).

Foi bolseira da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e assessora para a Coleção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom, de 1996 a 2007.

Trabalha desde 1993 na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva como Curadora, tendo sido nomeada diretora em 2008. Neste âmbito, tem comissariado e colaborado em exposições nacionais e internacionais sobre Arpad Szenes e Vieira da Silva.

 

 

 


Orquestra Geração

Orquestra Geração

No início do ano letivo de 2007/2008, fruto de um entendimento entre o Dr. Jorge Miranda (Câmara Municipal da Amadora) e o Dr. António Wagner Diniz presidente do Conselho de Gestão do Conservatório Nacional, tomou-se a decisão de acrescentar ao projeto Geração já implantado no bairro da Boba (Concelho da Amadora), uma orquestra que aplicasse em Portugal o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela. Este sistema visa essencialmente dar um apoio social a crianças e jovens oriundos de bairros ditos difíceis, onde impera a marginalidade e o tecido familiar é muito frágil, e tem como objetivo através da prática intensiva de orquestra (trabalho de conjunto por excelência) integrar as crianças ou jovens na sociedade, aumentando-lhes a auto estima e o respeito pelo outro, de forma a se atingir um desenvolvimento harmonioso da sua personalidade e combater o absentismo escolar, a saída para a marginalidade, enfim a desnaturação da personalidade do ente intervencionado.

O projeto da Orquestra Geração tem revestido em Portugal um papel importante na aproximação e motivação das famílias dos alunos, no sentido de se integrarem progressivamente nas atividades da orquestra, contribuindo para o alargamento do espectro de ação do mesmo.

Em 2010 foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Professores do Ministério da Educação (inovação) e nos anos de 2013 e 2014 foi considerado pela União Europeia um dos melhores projetos de intervenção social de toda a União. Em 2017 recebeu uma menção honrosa pela Fundação Manuel António da Mota (Porto) e em 2018 foi considerada a melhor empresa de intervenção social pelo grupo AGEAS que lhe atribuiu a medalha de ouro comemorativa dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Humanidade pela Assembleia da República.


Paula Salvador

Paula Salvador

Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico desde 1989, pela Escola do Magistério Primário de Coimbra. Licenciada em Educação (Gestão e Animação da Formação) e Mestre em Ciências da Educação (Psicologia da Educação).


Ao longo da sua carreira profissional desempenhou vários cargos, exercendo, desde 2017, as funções de Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro.

 

 

 

 


Sílvia Menezes

Sílvia Menezes

Professora de Informática, detentora de uma pós-graduação em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE, e de uma prós-graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta.

Exerce, atualmente, o cargo de Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, em Odivelas, sendo também responsável pelo Plano de Formação do Agrupamento e formadora no Centro de Formação CENFORES.

Integrou o Projeto de Iniciação à Programação no 1º ciclo do ensino básico no ano letivo 2015/16 e é Co-coordenadora do Roboinhos - Clube de Programação e Robótica, formalizado em 2016.

No âmbito da biblioteca escolar desenvolve atividades de integração da programação e da robótica aliadas à leitura, no 1º ciclo do ensino básico, trabalho que mereceu, em 2017, a atribuição do apoio Ideias com Mérito, por parte da Rede de Bibliotecas Escolares.

Na sua prática destacam-se, ainda, outras ações que primam pelo carácter inovador, dinamizadas no âmbito dos projetos: aLer+ 2027; Todos Juntos Podemos Ler; Clubes Ciência Viva na Escola; Leituras... com a biblioteca; Ler+Mar e Terra Matter.

Coordena, em parceria com a Professora Bibliotecária Maria João Pimentel, o programa Escola Azul (EB2,3 Moinhos da Arroja, EB1/JI Porto Pinheiro e JI Dr. João Santos) e o projeto Erasmus+ KA229, Há mar e mar… há todo um oceano para cuidar!.


Sofia Jorge Ferreira

Foto

Doutoranda em Psicologia da Educação no ISPA – Instituto Universitário.

Assume, desde 2008, as funções de Técnica Superior de Educação na Fundação Aga Khan Portugal, no âmbito das quais tem coordenado projetos de investigação-ação na área da literacia, literatura infantil e educação intercultural.

É coautora do Programa de Literacia Familiar Conto Contigo, uma iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a RBE e a DGLAB, e dos materiais do Programa Ler + dá Saúde, uma iniciativa do PNL 2027.

Integrou em 2021, a bolsa de formadores do Programa GAP – Gulbenkian Aprendizagem. 
Coformadora do Curso Aprendizagem Intecultural IEFP / Fundação Aga Khan Portugal e co-autora do Referencial de Formação Pedagógica Contínua “Aprendizagem Intercultural”  do Instituto de Emprego e Formação Profissional.


Susana Pedro

Susana Pedro é pós-graduada em Neuroeducação. professora, coordenadora pedagógica e formadora de várias áreas e níveis de ensino.

É mãe de um menino e de duas meninas gémeas e, desde cedo, que se preocupou com as questões ligadas ao bem-estar e ao desenvolvimento das crianças em idade escolar. 

Em 2015 fundou a Associação Sociedade do Bem onde, com uma equipa de especialistas, cria e implementa programas de aprendizagem emocional e social dirigidos a crianças e jovens em contexto escolar, e também a mães, pais e educadores, através das oficinas e palestras que dinamiza.

É autora de livros infantis na área da educação emocional.


 

 

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