Trabalhos vencedores por escalão
[01.04.2025]Os vencedores do segundo desafio do concurso “Ser Escritor é Cool” são os seguintes:
1.º ciclo
Maria Eduarda Martins; Wania Qadree
Agrupamento de Escolas de Eiriz – Baião
2.º ciclo
Maria Luísa Rosado Calha
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide – Castelo de Vide
3.º ciclo
Ana Beatriz Gonçalves Cavaco
Agrupamento de Escolas de Samora Correia - Benavente
Ensino Secundário
Inês Rodrigues Borges
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena – Ribeira de Pena
De entre os trabalhos enviados pelos Agrupamentos de Escola e Escolas não agrupadas, foi feita a pré-seleção dos cinco melhores trabalhos, por escalão, que aqui se apresentam:
1.º Ciclo
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada | Concelho | Nome completo do(s) aluno(s) - 1.º ciclo | Ano de escolaridade | Tipologia de trabalho |
Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa | Maputo | Noa de Vasconcelos Freire | 3.º ano | Texto |
Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto | Porto | Giovana Fogaça Costa; Tomás Santos Rocha; Daniela Gonçalves Fonseca | 4.º ano | Texto |
Agrupamento de Escolas D. Dinis - Loulé | Loulé | Egor Bilotskyi; Jasmina da Silva Caldeira; Matilde Mendes Guerreiro; Sofia Barragão Baião | 4.º ano | Podcast |
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro | Coimbra | Sara Filipa Miranda Machado | 3.º ano | Vídeo |
Agrupamento de Escolas de Eiriz | Baião | Maria Eduarda Martins; Wania Qadree | 4.º ano | Texto |
2.º Ciclo
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada | Concelho | Nome completo do(s) aluno(s) - 2.º ciclo | Ano de escolaridade | Tipologia de trabalho |
Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel | Barcelos | João Carlos Miranda Torres | 6.º ano | Texto |
Agrupamento de Escolas José Régio | Portalegre | Lurdes Sanguinho Feiteirona | 6.º ano | Vídeo |
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide | Castelo de Vide | Maria Luísa Rosado Calha | 5.º ano | Vídeo |
Agrupamento de Escolas Martim de Freitas | Coimbra | Clarisse Isabel Gouveia; Emília Sofia Gouveia; Joana Dias Carvalho; Malú Lobo Portela | 5.º ano | Podcast |
Agrupamento de Escolas de Fragoso | Barcelos | Adelina Beatriz Fonseca Junior | 6.º ano | Texto |
3.º Ciclo
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada | Concelho | Nome completo do(s) aluno(s) - 3.º ciclo | Ano de escolaridade | Tipologia de trabalho |
Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho | Seia | Petra Figueiredo Vilão | 9.º ano | Texto |
Agrupamento de Escolas de Samora Correia | Benavente | Ana Beatriz Gonçalves Cavaco | 8.º ano | Texto |
Agrupamento de Escolas Gualdim Pais | Pombal | Eduardo Santos Silva; Rafael Santos Silva | 8.º ano | Texto |
Agrupamento de Escolas N.º1 de Marco de Canaveses | Marco de Canaveses | Ana Carolina Sousa Pereira; Maria Beatriz Pinto Sousa; Matilde Ribeiro Teixeira; Tomás Jorge Tereso Correia | 8.º ano | Podcast |
Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres | Lisboa | Beatriz Maria Pereira Assunção; António Duarte do Nascimento Gomes Pires e Azevedo; Victor Gabriel de Almeida Guerreiro | 9.º ano | Podcast |
Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada | Concelho | Nome completo do(s) aluno(s) - Secundário | Ano de escolaridade | Tipologia de trabalho |
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena | Mafra | Artur Ivashov da Costa Rosa; Rafael Alexandre da Silva Mota; Camila de Jesus Costa | 12.º ano | Podcast |
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira | Lagoa | Ariana Burac; Tiago Alexandre Santana Francisco; Lara Sofia Domingos Águas; Margarida Costa Guerreiro | 10.º ano | Podcast |
Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor | Ponte de Sor | Raquel Vences Nobre Ferreira | 12.º ano | Texto |
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena | Ribeira de Pena | Inês Rodrigues Borges | 12.º ano | Texto |
Instituto Militar dos Pupilos do Exército | Lisboa | Diogo Alexandre Silva Machado | 11.º ano | Texto |
Disponibilizam-se dois cartazes que poderão ser impressos para divulgação do desafio 2.
Está a decorrer o 2.º desafio do concurso de escrita “Ser Escritor é Cool”.
O prazo de entrega do melhor trabalho, por escalão e por agrupamento de escolas, é dia 21 de fevereiro, e os temas propostos são os seguintes:
Camões dedicou muitas palavras ao amor, esse belo sentimento, que aproxima as pessoas e as torna mais humanas. Podemos sentir amor por alguém, amizade pelos amigos, afeto pelos nossos animais de estimação, uma ligação especial por alguém que nos compreende e nos apoia sem reservas. |
Nos seus poemas, Camões aborda temas como a fugacidade do tempo, o amor e a busca do sentido da vida. |
Os trabalhos poderão ser realizados em vídeo/ podcast/ texto.
Poderão concorrer todos os alunos, individualmente ou em grupo, até 4 elementos por escalão.