Projetos

Rádio Miúdos

Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões em 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/ 7 dias por semana. 

Rede Rádio-Escolas

É um projeto da Rádio Miúdos, premiado em 2018 (PAES – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa). É uma iniciativa educativo-pedagógica INOVADORA, que visa responder às mais recentes preocupações e diretivas do Ministério da Educação.

“A sociedade atual passa por transformações com um grande impacto na forma como acedemos à informação e ao conhecimento, como aprendemos, comunicamos e nos integramos socialmente. Estas transformações, relacionadas com a revolução tecnológica e digital, refletem-se na escola, à qual se exige o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos média. A natureza destas literacias, presentes em todas as áreas e ambientes de aprendizagem, faz do seu desenvolvimento uma responsabilidade da escola e de todos os professores (…)” in Referencial “Aprender com as Bibliotecas Escolares”.

De forma dinâmica e divertida, os miúdos trabalham igualmente competências interpessoais (soft-skills) como a Comunicação, o Trabalho de Equipa, o Pensamento Crítico, a Criatividade e a Resolução de Problemas, a par das competências da informação, digitais e dos média, através da instalação e dinamização de uma rádio-escola.

A Metodologia da Rádio-Escola da Rádio Miúdos, a ser implementada em escolas de Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos), baseia-se no trabalho diário de cerca de 3 anos com os miúdos da Rádio Miúdos e tem vindo a ser pensada e desenvolvida desde o início deste trabalho. É uma metodologia que envolve crianças, docentes, discentes e pais, bem como a própria comunidade e aponta para uma cidadania ativa e responsável mais precoce.

• Concurso Põe a tua terra nos píncaros 3

Objetivos
1. Dar às crianças portuguesas uma rádio à sua medida, com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades e onde possam ter voz;
2. Desenvolver projetos, atividades e ações de formação com base no meio rádio;
3. Dinamizar concursos e outras atividades ligadas à literacia dos média.
Descrição
Rádio Miúdos dinamiza regularmente projetos, atividades e concursos (A minha Terra nos Píncaros; Consumir com a Cabeça, …) na área dos média, envolvendo as bibliotecas escolares, assim como ações de formação para alunos e professores.
Destinatários 
Todas as crianças e jovens, docentes e famílias.
Parceiro 
Rádio Miúdos
 
Data de início
2016
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard