 
    
    Desafios e responsabilidades na era digital
| Ciclo de Ensino | Tópicos para reflexão | Produto final | 
| 1.º ciclo (4.º ano) | Implicações pessoais e sociais - Dependência de videojogos - Cyberbullying | Cartaz | 
| 2.º ciclo | Implicações pessoais e sociais - Sedentarismo e dependência online - Redes sociais: oportunidades e riscos | Slogan ilustrado | 
| 3.º ciclo | Implicações pessoais, sociais e financeiras - Notícias falsas - Discursos de ódio | Vídeo | 
| Secundário | Inteligência Artificial: oportunidades para uma melhor gestão de recursos públicos - Potencialidades e ameaças da IA - A ciência e a tecnologia face aos limites éticos | Texto argumentativo Debate | 
| Inscrição on-line | Até 30 de novembro de 2024 | 
| Submissão dos produtos finais na plataforma | Até 31 de março de 2025 | 
| Divulgação dos vencedores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos | Maio de 2025 | 
| Debate do ensino secundário e anúncio do vencedor nacional Apresentação dos projetos vencedores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos Entrega dos prémios aos vencedores | Junho de 2025 | 
Para mais informações, consulte as orientações do projeto.
O Projeto Sustentabilidades foi lançado na continuidade da Rede de Escolas Contra a Corrupção, iniciativa do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) que integrava o Tribunal de Contas.
Uma vez extinto o Conselho de Prevenção da Corrupção, e as suas funções integradas no MENAC - Mecanismo Nacional Anticorrupção, o Tribunal de Contas decidiu dar sequência ao histórico de iniciativas pedagógicas que o CPC vinha desenvolvendo, através do Projeto Sustentabilidades.
Esta iniciativa visa sensibilizar os/as alunos/as para a necessidade de usar de forma sustentável os recursos públicos, alargando, assim, o âmbito da sua reflexão para além da questão da prevenção da corrupção.
Este projeto efetiva-se na realização de um concurso, em que as escolas são convidadas a desenvolver trabalhos sobre diferentes temáticas.
A Rede de Bibliotecas Escolares é parceira desta iniciativa, integrando, o Júri Nacional do Concurso.