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Prioridades 2023-2024

Prioridades 2023-2024

[13.07.2023]
 

O trabalho das bibliotecas escolares é enquadrado pelo Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, onde se apresenta um conjunto de orientações que conduzem a ação das bibliotecas em direção à excelência.

A este Modelo, juntou-se em 2021 o Quadro Estratégico 2021-2027 Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro que, partindo de um diagnóstico e de orientações nacionais e internacionais, define as linhas de ação que orientarão a atividade do Programa RBE, durante o seu período de vigência.

Este documento prevê que, em cada ano, sejam definidas áreas de intervenção prioritárias, embora, naturalmente, devam continuar a ser trabalhados os vários fatores críticos de sucesso nos diferentes domínios de atuação da biblioteca.

2023-2024 vai reger-se pelo lema Iteração e Consolidação, o que significa que, na verdade, as prioridades reiteram o que foi definido para o ano transato: quando em 2022-2023 se destacava a necessidade de Inclusão, Recuperação & Inovação, em 2023-2024, afirma-se a imposição de aperfeiçoar e consolidar, em todos os domínios da intervenção das bibliotecas, as práticas de inclusão, recuperação e inovação que vêm do passado e, é claro, introduzir outras que se apresentem como relevantes.

Também os grandes focos se mantêm, sempre com a ideia de que é necessário repetir, aperfeiçoar e consolidar dinâmicas que respondem a imperativos claramente identificados:

  • O movimento global de transição digital continua a exigir que as bibliotecas se desenvolvam do ponto de vista digital e contribuam para esse movimento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação;

  • A multifuncionalidade da ação da biblioteca que, hoje tem expressão analógica e digital, impõe a sua adaptação às necessidades atuais no que respeita aos seus espaços;

  • As competências da leitura e da escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento muito significativo;

  • A revolução digital em curso, torna imprescindível, para uma participação efetiva na sociedade, uma combinação de competências digitais, de informação e media;

  • A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas expressões.
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