O trabalho das bibliotecas escolares é enquadrado pelo Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, onde se apresenta um conjunto de orientações que conduzem a ação das bibliotecas em direção à excelência.
A este Modelo, juntou-se em 2021 o Quadro Estratégico 2021-2027 Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro que, partindo de um diagnóstico e de orientações nacionais e internacionais, define as linhas de ação que orientarão a atividade do Programa RBE, durante o seu período de vigência.
Este documento prevê que, em cada ano, sejam definidas áreas de intervenção prioritárias, embora, naturalmente, devam continuar a ser trabalhados os vários fatores críticos de sucesso nos diferentes domínios de atuação da biblioteca.
2023-2024 vai reger-se pelo lema Iteração e Consolidação, o que significa que, na verdade, as prioridades reiteram o que foi definido para o ano transato: quando em 2022-2023 se destacava a necessidade de Inclusão, Recuperação & Inovação, em 2023-2024, afirma-se a imposição de aperfeiçoar e consolidar, em todos os domínios da intervenção das bibliotecas, as práticas de inclusão, recuperação e inovação que vêm do passado e, é claro, introduzir outras que se apresentem como relevantes.
Também os grandes focos se mantêm, sempre com a ideia de que é necessário repetir, aperfeiçoar e consolidar dinâmicas que respondem a imperativos claramente identificados: