Projetos

O museu aqui e agora e o futuro que lá mora

É este o nome de um projeto nascido em Sintra, por iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, que contou com o co-financiamento do Programa PróMuseus da Rede Portuguesa de Museus e com a parceria, para o seu desenvolvimento e implementação, da Rede de Bibliotecas Escolares, envolvendo os seis museus municipais e os vinte Agrupamentos de Escolas do Concelho e respetivas Bibliotecas Escolares.

Este projeto insere-se plenamente na filosofia subjacente ao Programa da Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027, em que as Bibliotecas Escolares se assumem como incentivadoras de práticas de desenvolvimento da sensibilidade e da criação estética e cultural, valorizando o património das diferentes comunidades e promovendo parcerias com entidades que podem ter um papel significativo na própria consecução do cumprimento do currículo.

Sintra tem seis museus municipais e a cada um deles corresponde um livro infantojuvenil da coleção A Ler, aprender – museus para contar e encantar, escritos e ilustrados por autores portugueses.

Partindo da literatura, promovendo o conhecimento do património e da arte em articulação com o currículo e terminando na expressão artística, este projeto proporcionou, ao longo de 2021-2022, a 20 turmas piloto, uma de cada Agrupamento, uma viagem com seis momentos altos:

1.ª Fase – Oficina de leitura

Cada turma recebeu 15 exemplares do livro sobre o museu para o qual se inscreveu e enquadrada pelo professor bibliotecário e pelos seus docentes, realizou a leitura orientada do mesmo tendo já por base as metas curriculares referentes à disciplina de português do seu ano de escolaridade. A partir desta exploração da obra, as turmas prepararam a visita do autor criando apresentações, dramatizações, entrevistas, jogos e outras propostas de atividades a realizar duranta as sessões.

2.ª Fase – Oficina com o escritor/ilustrador

Cada turma recebeu a visita do autor do texto ou do seu ilustrador, apresentou os trabalhos realizados durante a exploração do livro. Este momento foi aproveitado pelos alunos para conversar com o autor sobre o museu e a sua experiência na criação de uma aventura passada naquele espaço.

3.ª Fase – Trabalho curricular

Novamente com o professor bibliotecário e os seus docentes a turma explorou conteúdos curriculares articulados com o museu em causa. Dependendo dos museus, foram diversos os conteúdos e áreas disciplinares envolvidas, indo do estudo da literatura portuguesa, à arte da caricatura, à cidadania, à história natural e passando pela presença romana em Portugal.

Para apoio ao desenrolar desta fase foi construído um guia pedagógico com pistas de articulação curricular, propostas de leituras alternativas e propostas de atividades.

A Rede de Bibliotecas Escolares financiou a aquisição de um pacote de livros, referentes às leituras alternativas e que procuraram cobrir as temáticas trabalhadas em cada museu.

4.ª Fase – Visita guiada e oficina no Museu

Conduzidos pela equipa de técnicos dos museus, as turmas foram conhecer os espaços e coleções e realizaram uma oficina de artes no local. Estas oficinas de artes foram dinamizadas pela Danuta Wojciechowska e pela Joana Paz e, em cada museu, partiram da observação da respetiva coleção.

5.ª Fase – Oficina de artes plásticas

O projeto encerra com a realização de uma oficina de artes plásticas nas escolas em que, ligando os conhecimentos e experiências dos alunos nas etapas anteriores, é construído um totem coletivo que traduz o impacto do projeto junto dos alunos.

Estas oficinas, com a duração de um dia, decorreram no espaço das Bibliotecas Escoares e foram realizadas com o apoio da Danuta Wojciechowska, da Joana Paz e de algumas das suas estagiárias. 
Os totens finais serão entregues pelas turmas aos museus a que dizem respeito.

6.ª Fase – Exposição itinerante

Ao longo do ano letivo uma exposição de 6 totens, um sobre cada museu, circulou por todas as escolas, estando uma semana em cada escola. Esta itinerância permitiu que todos ficassem a conhecer os 6 museus, apesar de só estarem a trabalhar com um deles.

Tirando partido desta exposição, os professores bibliotecários realizaram diversas atividades paralelas dando a conhecer à comunidade escolar os museus de Sintra, a coleção de livros sobre os mesmos e a possibilidade de os visitarem em família de forma gratuita.

Para enquadrar todo o projeto e orientar os docentes ao longo das suas várias etapas, foi concebida uma oficina de formação de 50 horas que incluiu uma sessão de lançamento do projeto, visitas guiadas aos 6 museus, 25 horas de trabalho autónomo e que será concluída com uma sessão de apresentação da forma como foi vivido este projeto em cada um dos 20 Agrupamentos de Escolas de Sintra.

Frequentaram esta formação 40 docentes, organizados em pares de professor bibliotecário e docente da turma, e 15 técnicos municipais ligados aos serviços pedagógicos dos museus, garantindo-se assim a coesão do projeto, a partilha de experiências e a sua continuidade, pois embora trabalhando de forma direta com um museu, todos os formandos receberam a formação e os recursos para trabalhar com os seis.

Todos os recursos criados pelas Coordenadoras Interconcelhias e pelos docentes para o projeto, bem como os trabalhos realizados com as turmas estão reunidas num mural de cada escola participante e partilhados no Dossier do projeto.

 
Destinatários
Turmas de 1.º a 6.º ano
 
Parceiros
Câmara Municipal de Sintra (Departamentos da Cultura e da Educação)
Agrupamentos de Escolas de Sintra (20)
Rede de Bibliotecas Escolares
 
Data de início
2021
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