Projetos

Miúdos a Votos

2016-2017 2017-2018 2018-2019 2019-2020 2020-2021 2021-2022 2022-2023

Edição de 2023-2024

Ideias para a campanha

[29.01.2024]

Conheça 23 ideias para a campanha eleitoral, recolhidas junto de diversas escolas. Partilhe também as suas sugestões!


Cartazes

[26.01.2024]

Veja os cartazes que preparamos para apelar ao voto e apoiar a campanha eleitoral.


Campanha eleitoral

[22.01.2024]

A campanha eleitoral de “Miúdos a Votos” começa hoje, 22 de janeiro, e prolonga-se até 6 de março.
Durante este período, os alunos podem colocar cartazes nas escolas ou na comunidade, distribuir propaganda sobre o livro escolhido, organizar comícios e debates, gravar tempos de antena para a rádio, entre muitas outras atividades.

Convidamos as escolas a partilharem as atividades realizadas, para que possam ser divulgadas pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, através do formulário disponível aqui.

Relembramos que, a partir do dia 19 de fevereiro, a Rádio Miúdos vai dar início aos tempos de antena dos livros a votos. Desta forma, os alunos podem defender o livro escolhido através da criação de podcasts que deverão de ser enviados até ao dia 5 de fevereiro, para o e-mail miudosavotos@mail-rbe.org .

Contamos convosco!!


Gravação do webinar "Como fazer um podcast"

[19.01.2023]

Já está disponível a gravação do webinar “Como fazer um podcast” que teve lugar no dia 16 janeiro, às 10h30. 
Esta sessão foi dinamizada pelo coordenador da Rádio Miúdos, João Pedro Costa, que explicou como se deve gravar um tempo de antena de rádio para a campanha eleitoral de Miúdos a Votos, que decorre de 22 de janeiro a 6 de março.

 


Webinar “Como fazer um podcast” para alunos e professores

[12.01.2024]

No dia 16 janeiro, às 10h30, será dinamizado o webinar “Como fazer um podcast”,  uma sessão prática com o coordenador da Rádio Miúdos, João Pedro Costa, sobre como gravar um tempo de antena de rádio para a campanha eleitoral de Miúdos a Votos, que decorre de 22 de janeiro a 6 de março.

Este webinar destina-se aos alunos, podendo o respetivo professor assistir em direto com a sua turma, a partir da sala de aula ou da biblioteca. Podem também inscrever-se nestas sessões professores/professores bibliotecários, a título individual. Os alunos que estiverem em casa, em isolamento, poderão também inscrever-se individualmente.

A inscrição prévia é obrigatória, através da hiperligação https://forms.gle/wCzz7ymDB4uLRPN67


Os livros que vão a votos já são conhecidos

[04.12.2023]

Já foram apurados os livros candidatos da oitava edição da iniciativa Miúdos a votos.

Este ano, 34 662 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram numa das etapas mais importantes deste projeto, ao nomearem o seu livro preferido.

No 1º, 2º e 3º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados. No ensino secundário, como as propostas foram em menor número, integram a lista os 10 livros com mais nomeações.

As listas dos livros que irão constar dos boletins de voto de cada um dos ciclos podem ser consultadas e descarregadas no menu lateral.

O processo de apuramento dos livros mais nomeados contou com o apoio técnico da Pordata, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.

Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, ainda se pode inscrever nesta iniciativa, mesmo que não tenha participado na fase de nomeação de livros. Para o efeito, basta preencher o formulário de recenseamento.

A campanha eleitoral decorrerá entre 22 de janeiro e 6 de março, período em que os partidários de cada livro poderão defender as suas ideias publicamente, procurando angariar votos para o seu candidato. A eleição terá lugar no dia 8 de março de 2024.


Sessão de esclarecimento de dúvidas

[20.10.2023]

Para que todos os professores interessados possam esclarecer as suas dúvidas, a equipa da iniciativa “Miúdos a Votos” vai voltar a dinamizar uma sessão, no dia 27 de outubro, a partir das 18honline.

Tal como aconteceu na primeira sessão, a participação não implica inscrição prévia. O acesso é livre, através desta hiperligação.

 

Ideias para dar a conhecer novos livros

[12.10.2023]

Como podem os professores/professores bibliotecários, na biblioteca e/ou na sala de aula, dar a conhecer mais livros aos seus alunos, para além dos que já foram nomeados em anos anteriores, e motivá-los para a leitura dos mesmos?

Veja as sugestões que preparamos. Inspire-se! Adapte! 


Sessão de esclarecimento de dúvidas

[06.10.2023]

No dia 10 de outubro, a partir das 18h, a equipa da iniciativa “Miúdos a Votos” vai dinamizar uma sessão de esclarecimento de dúvidas, online, para todos os professores interessados em participar. 
A participação na sessão não implica inscrição prévia. O acesso é livre, através desta hiperligação.

 


Lançamento

[22.09.2023]

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo oitavo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. 

Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

O regulamento e demais documentos de suporte relativos à edição deste ano podem ser consultados no menu. 

 

Edições anteriores
2022-2023
2021-2022
2020-2021
2019-2020
2018-2019
2017-2018
2016-2017
Objetivos
1. Envolver os alunos em processos democráticos de decisão
2. Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura
3. Capacitar os alunos para o uso crítico e responsáveldos media

Descrição
A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Tem também vindo a evidenciar-se a importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas escolhas. O uso crítico e responsável dos media tem também sido incentivado quer através de webinars, quer através do recurso aos media em ações de campanha eleitoral.

Destinatários
Alunos do 1.º ao 12.º ano, de todas as escolas que que tenham o Português como primeira língua.
 
Data de início 2016

Parceiros
Revista VISÃO Júnior
 
Apoios
Pordata
Rádio Miúdos
Comissão Nacional de Eleições
Plano Nacional de Leitura 2027
Fundação Calouste Gulbenkian
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard