Projetos

Miúdos a Votos

2016-2017 2017-2018 2018-2019 2019-2020 2020-2021 2021-2022

Miúdos a votos – Webinars 2023

[17.01.2023]

A campanha eleitoral dos Miúdos a Votos aproxima-se. A partir de 1 de fevereiro, os alunos podem colocar cartazes na escola, distribuir propaganda, organizar comícios e debates, gravar tempos de antena para a rádio, entre muitas outras atividades.

Para preparar esta fase, a organização disponibiliza uma série de webinars, facultativos, abertos a quem quiser participar, mas com inscrição prévia obrigatória.

Já se encontram abertas as inscrições para os primeiros quatro webinars, que devem ser formalizadas através das respetivas hiperligações abaixo apresentadas:

1.º - 18 de janeiro | 18h30
-------------------

Tema: Miúdos a Votos: como dinamizar a campanha eleitoral e esclarecimento de dúvidas

Reunião dirigida a professores sobre como dinamizar a campanha eleitoral de “Miúdos a Votos”, com exemplos de melhores práticas. Os docentes poderão colocar todas as questões e dúvidas que tenham sobre esta iniciativa.

Inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_AYVtK8J_S7W_vVdfZjxRHg

2.º - 23 de janeiro | 10h30
--------------------

Tema: Miúdos a Votos: Como fazer um podcast

Sessão prática com o coordenador da Rádio Miúdos, João Pedro Costa, sobre como gravar um tempo de antena de rádio para a campanha eleitoral de Miúdos a Votos. Dirigida a alunos e professores.

Inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_omMJkxmeQP2-1wSQMFswcg

3.º - 27 de janeiro | 10h30
--------------------

Tema: Miúdos a Votos: o que fazem os jornalistas? (1.º ciclo)

Sessão dirigida a alunos do 1.º ciclo, sobretudo dos 3.º e 4.º anos. A equipa da revista VISÃO Júnior falará sobre o trabalho dos jornalistas e responderá a todas as questões que os alunos queiram colocar.

Inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_WgJw4RwwTw2YzADpWCMBOQ

4.º - 31 de janeiro, 10h30
--------------------

Tema: Miúdos a Votos: o que fazem os jornalistas? (2.º e 3.º ciclos)

A equipa da revista VISÃO Júnior falará sobre como trabalham os jornalistas e sobre os trabalhos jornalísticos que os alunos poderão realizar no âmbito dos “Miúdos a Votos”. Responderá também a todas as perguntas que os alunos queiram colocar.

Inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_c7WSAcouR7a235cOZI_ArA

5.º - 6 de fevereiro
-----------------

Tema: Como podes participar na vida do país (Ensino Secundário)

Mais informações a divulgar oportunamente.

Inscrição: a disponibilizar em breve.

6.º - 9 de fevereiro
-----------------

Tema: Como pôr os alunos a ler? (Professores)

Mais informações a divulgar oportunamente.

Inscrição: a disponibilizar em breve.


Miúdos a votos: conheça os livros candidatos!

[14.12.2022]

Já foram apurados os candidatos da sétima edição da iniciativa Miúdos a votos, organizada pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Este ano, mais de 30 000 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram numa das etapas mais importantes deste projeto, ao nomearem o seu livro preferido. No total, foram mais de 6 000 os livros nomeados, no conjunto dos quatro ciclos, abrangendo uma grande variedade de estilos, géneros, temas e autores.

No entanto, apenas 20 livros em cada ciclo – os que foram nomeados mais vezes pelos alunos – vão a eleições. À semelhança dos anos anteriores, o processo de apuramento dos livros mais nomeados contou com o apoio técnico da Pordata.

As listas dos livros que irão constar dos boletins de voto de cada um dos ciclos podem ser consultadas e descarregadas ao lado.

Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, ainda vai a tempo de se inscrever nesta iniciativa, mesmo que não tenha participado na fase de nomeação de livros. Para o efeito, basta preencher o respetivo formulário de recenseamento.

Durante a campanha eleitoral, que decorrerá entre 1 de fevereiro e 3 de março, os partidários de cada livro poderão defender as suas ideias publicamente, procurando convencer os colegas e amigos a votarem no seu candidato. A eleição terá lugar no dia 7 de março.


Nomeação de livros – última chamada!

[10.11.2022]

Termina já no dia 18 de novembro uma das etapas mais importantes dos Miúdos a votos! – a nomeação dos livros favoritos!

Os alunos de todo o país e das escolas estrangeiras que tenham o português como primeira língua, do 1.º ciclo ao ensino secundário, podem apresentar o seu livro preferido a candidato às eleições deste ano letivo. Para o efeito, basta preencherem o respetivo formulário de nomeação.

Para auxiliar os professores no apelo à participação dos alunos nesta iniciativa, a organização disponibiliza alguns cartazes (ao lado), que podem ser impressos ou partilhados nos canais digitais das escolas.

Além disso, no dia 15 de novembro, a partir das 17h30, a organização convida todos os professores interessados em saber mais sobre o projeto a participar numa sessão em linha, na qual podem esclarecer dúvidas, colocar questões ou fazer sugestões e comentários de viva voz.

A participação na sessão não implica inscrição prévia. O acesso é livre, através desta hiperligação.


Apresentação de candidaturas

[10.10.2022]

Até ao dia 18 de novembro, os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem apresentar os seus livros favoritos como candidatos às eleições deste ano dos "Miúdos a Votos", bastando, para o efeito, preencher o formulário disponibilizado ao lado.

Em breve, serão disponibilizados alguns materiais gráficos que poderão ser usados pelos professores bibliotecários para apelar à participação dos alunos nesta iniciativa, que cruza a promoção da leitura com a intervenção cívica de crianças e jovens.

Os livros mais nomeados em cada ciclo serão dados a conhecer até 14 de dezembro, após escrutínio da PORDATA. As respetivas listas serão divulgadas na VISÃO Júnior (na revista e no sítio em linha) e nos canais digitais da Rede de Bibliotecas Escolares e do PNL2027.  

Edição de 2022-2023 - Lançamento

[14.09.2022]

Os Miúdos a Votos estão de volta! Trata-se já da sétima edição desta iniciativa, organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela VISÃO Júnior, que visa promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa. 

A iniciativa, destinada a alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, é aberta a todas as escolas do país, sejam públicas ou privadas, sendo também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

Através de uma eleição realizada em todas as escolas participantes, os alunos poderão votar no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

O regulamento e demais documentos de suporte relativos à edição deste ano podem ser consultados ao lado. 

 

 

Edições anteriores
2021-2022
2020-2021
2019-2020
2018-2019
2017-2018
2016-2017
Objetivos
1. Envolver os alunos em processos democráticos de decisão
2. Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura

Descrição
A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Tem também vindo a evidenciar-se a importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas escolhas.

Destinatários
Alunos do 1.º ao 12.º ano, de todas as escolas que que tenham o Português como primeira língua.
 
Data de início 2016

Parceiros
Revista VISÃO Júnior
 
Apoios
Pordata
Rádio Miúdos
Comissão Nacional de Eleições
Plano Nacional de Leitura 2027
Fundação Calouste Gulbenkian
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard