O conhecimento da forma visual, do nome e do som das letras, adquirido de modo informal e lúdico através do contacto com livros, é um importante facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita. |
A escrita é uma invenção cultural destinada a representar graficamente a linguagem falada. Uma criança portuguesa terá de aprender as letras que são usadas para ler e escrever em português. (adapt. de Alves, R. (2020))
Leia mais em Preparar a aprendizagem da leitura e escrita, na Plataforma LER
A aprendizagem crucial da leitura e da escrita está frequentemente reservada, e bem, para a escola. Existe, ainda assim, um conjunto de aprendizagens sobre o sistema de escrita que as crianças adquirem de modo informal e sem necessidade de escolarização.
Nesta quinzena incentivamos os pais a brincar com letras e a criar alfabetos ilustrados a partir da criatividade e dos interesses das crianças.
Aceda aqui ao roteiro #5 na plataforma LER.
10 livros para acolher o frio e enroscar conversas
A aproximação da estação mais fria é um convite a observar, novamente, as mudanças que acontecem na paisagem, na natureza e até nas nossas rotinas.
Nesta seleção de livros encontramos excelentes guias: uma tartaruga que nos conduzirá ao longo sono do inverno, um esquilo que se passeia entre estações, ursos que transportam candeias, uma raposa que ilumina grutas, um touro que se recusa a ser bravo e um crocodilo que mora num alfabeto!
Entre narrativas de diferentes estruturas, nonsense, poesia breve e texto informativo, este conjunto pode ser um excelente aliado na descoberta do mundo e das palavras que o (d)escrevem.
Aceda aqui ao Espaço dos livros #5.
Caso assim o entenda, partilhe fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.
Preencha o formulário de partilha.