| Não basta o contacto com os livros e outros materiais impressos para se aprender a ler. É necessário mostrar à criança como as letras se relacionam com os sons da fala.* |
O conhecimento do nome das letras é, a par da consciência fonémica, um dos melhores preditores do sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita.
(adapt. de Alves, R., 2020)
Leia mais em O que pode ser difícil na aprendizagem da leitura e escrita? Aprender a forma, o nome e os sons das letras, na Plataforma LER.
Conheça melhor o funcionamento do Princípio Alfabético, na Plataforma LER.
Explore algumas estratégias de desenvolvimento da Consciência Fonológica e Fonémica na Plataforma Reading Rockets.
Roteiro para fora da escola Aprender a ler implica descobrir que as letras representam os sons da fala. Antes de iniciarem a leitura formal, as crianças devem beneficiar de experiências lúdicas que lhes permitam observar letras, ouvir sons e brincar com palavras. Lengalengas, canções, trava-línguas e jogos sonoros ajudam a desenvolver esta atenção à linguagem de forma natural e divertida.
Quando os adultos tornam estes momentos positivos e significativos, despertam o interesse da criança pela leitura e pela descoberta das palavras.
Neste roteiro sugerimos aos pais que explorem letras e sons através de leituras, jogos e brincadeiras orais, ajudando a criança a relacionar palavras, sons e letras de forma lúdica.
Aceda aqui ao roteiro #13 na plataforma LER.
10 livros para celebrar a infância
Com junho à porta, a criança é rainha. Preparamos uma seleção de livros com a(s) infância(s) no centro. Curiosas, criativas e engenhosas, as crianças que espreitam destes livros são um hino à alegria, ao amor e à imaginação.
Questionadoras por excelência, confrontam o adulto com perguntas inusitadas que põem em perspetiva convenções sociais, lugares-comuns e verdades incómodas.
Habitantes do reino das possibilidades e donas de um olhar puro, as crianças destas obras mostram-nos um mundo-casa onde todos têm lugar e voz e direito a rir, a brincar, a aprender e a sonhar. São 10 livros para leitores de todas as idades viverem ou resgatarem a criança que há em si.
Aceda aqui ao Espaço dos livros #13.
Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.
Preencha o formulário de partilha.