A literatura infantil contém uma impressionante riqueza de vocabulário, muito superior à que se encontra nas comunicações orais.*


#06 - 05 de janeiro de 2026

Diz a ciência

"Quando o leitor desconhece o significado de cerca de 15% das palavras de um texto, é inevitável que a compreensão fique comprometida. Mas esta percentagem não é absoluta, dado que poderá haver palavras que são chave de compreensão pelo que, se forem desconhecidas, impedirão a extração de sentido."
(Viana, F., Ribeiro, I., 2020).

Leia mais em Desenvolver a linguagem: Vocabulário na Plataforma LER.


Roteiro para fora da escola

Os livros infantis estão cheios de palavras que raramente surgem nas conversas do dia a dia, mas que enriquecem o vocabulário da criança de forma natural e divertida. Ao escutar histórias, brincar com palavras novas e repetir expressões que ouve nos livros, a criança alarga o seu conhecimento do mundo e desenvolve uma linguagem mais rica. Estes momentos de leitura partilhada são fundamentais para apoiar a aprendizagem futura da leitura e da escrita.

Neste roteiro sugerimos aos pais que aproveitem as leituras para explorar palavras novas, brincar com os seus significados e dar espaço à criança para usar esse vocabulário em diferentes contextos.

Aceda aqui ao roteiro #06 na plataforma LER. 


Espaço dos livros

10 livros para encher janeiro de amigos

Janeiro é grande. Imbuídos do espírito natalício, e de baterias carregadas, voltamos à rotina. Para receber o Ano Novo, preparamos uma seleção para descobrir em família e explorar no quentinho do lar.

São 10 livros onde convivem crianças e animais para todos os gostos, ora com neve, ora com montanha ao fundo.

Entre livros informativos e livros literários, encontramos um vasto manancial para brincar com as palavras, jogar com as personagens, descobrir curiosidades, partilhar experiências que atravessam gerações, estreitar afetos e sonhar.

Aceda aqui ao Espaço dos livros #06.


Considere

 


Partilhe connosco

Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.

Preencha o formulário de partilha.


*Desmurget M. (2024). Ponham-nos a ler! A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto. (p. 12)
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard