Escolher bem os livros é o primeiro passo para que a criança goste de ouvir ler e comece, pouco a pouco, a preparar-se para ler sozinha.


#03 - 27 de outubro de 2025

Diz a ciência

"Os livros devem ser espelhos, mas também janelas que permitam às crianças compreender vidas e experiências diferentes das suas.”*

Leia mais em Choosing a child’s book, na Plataforma Reading Rockets.


Roteiro para fora da escola

Ouvir boas histórias é um dos caminhos mais seguros para despertar o gosto pelos livros. Quando os adultos escolhem livros adequados à idade, com imagens apelativas, linguagem acessível e temas próximos do universo da criança, estão a criar experiências positivas e marcantes.

A leitura em voz alta, quando feita com afeto, atenção e variedade, não só aproxima a criança dos livros como a prepara, naturalmente, para querer ler por si.

Neste roteiro sugerimos aos pais que valorizem esses momentos e escolham histórias que envolvam a criança, tornando a leitura em voz alta numa experiência agradável, próxima e significativa.

Aceda aqui ao roteiro #03 na plataforma LER. 


Espaço dos livros

10 livros para trocar as voltas ao medo

Com uma (nova) rotina já instalada, é tempo de começar a apreciar as novas aprendizagens, experimentando novos mundos com a ajuda dos livros.

A data festiva trazida de outras paragens deu o mote para esta seleção, onde juntamos fantasmas, bruxas e gatos, e mais um punhado de personagens, que ora combinam, ora destoam, dependendo dos óculos que decidimos colocar.

Nesta seleção, suspense, aventura, humor e ritmo juntam-se com ecos de património popular e discursos literários menos explorados para trocar as voltas ao medo e abrir portas às infindáveis possibilidades criadoras que espreitam dos livros.

Aceda aqui ao Espaço dos livros #02.


Considere

 


Partilhe connosco

Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.

Preencha o formulário de partilha.


*Bishop, R. S. (1990). Mirrors, windows, and sliding glass doors. Perspectives: Choosing and Using Books for the Classroom, 6(3), ix-xi.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard