Contar episódios da sua infância aos seus filhos ajuda-os a conhecer e valorizar as histórias de vida da família.* |
Ler no verão é uma ótima maneira de aprender sobre diferentes culturas e épocas. Permite viajar pelo mundo sem sair do sofá. (Laurie Halse Anderson)
Leia mais em Literacia em Família, na Plataforma LER.
Leia mais em Summer Reading and Learning, em Reading Rockets.
As rotinas de leitura quando mantidas de forma consistente ajudam a consolidar hábitos, a estruturar o tempo e a reforçar o papel da leitura no quotidiano da criança. A previsibilidade dessas rotinas cria segurança e familiaridade: a criança sabe que haverá um momento dedicado aos livros, onde se escutam histórias, se partilham emoções e se viaja pela imaginação.
Nas férias, em particular, estas rotinas funcionam como uma ponte entre lazer e aprendizagem, evitando perdas no desenvolvimento linguístico e cognitivo. Manter esse espaço de leitura diário, mesmo que breve, é uma forma simples, afetiva e eficaz de continuar a apoiar o crescimento global da criança.
Estas férias sugerimos aos pais que escolham com os filhos livros para ler nas férias, explorem juntos lugares que aparecem nas histórias, visitem feiras do livro ou bibliotecas de praia e aproveitem as viagens para recuperar jogos de palavras e leitura partilhados ao longo do ano.
Aceda aqui ao roteiro #19 - Especial Férias na plataforma LER.
10 livros para viver a alegria da leitura
Nesta seleção voltamos a privilegiar a diversidade.
Entre “livros-formigueiro”, livros sem palavras, memórias de infância vestidas de poesia, adivinhas disfarçadas de poemas, famílias com asas, avós com missões especiais, pop-ups e outros formatos invulgares, são 10 livros para descobrir ao som das ondas, à sombra das árvores ou com pôr-do-sol ao fundo.
São livros para degustar com calma, observar, brincar, perguntar, criar… e viver a alegria da leitura em família!
Aceda aqui ao Espaço dos livros #Especial Férias.
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Daniel T. Willingham é professor de Psicologia na Universidade da Virgínia, onde leciona desde 1992. Até cerca do ano 2000, a sua investigação incidiu exclusivamente sobre as bases cerebrais da aprendizagem e da memória. Atualmente, todo o seu trabalho se centra na aplicação da psicologia cognitiva à educação dos primeiros anos de escolaridade, ao ensino básico e secundário.(http://www.danielwillingham.com/about.html)