Através das histórias e das conversas, sem "lições de gramática", as crianças aprendem o modo como funciona a língua. |
A aprendizagem da leitura é facilitada pelo domínio que os aprendizes leitores têm da linguagem oral. À semelhança do conhecimento lexical, os conhecimentos morfológico e sintático devem, também, ser alvo de atenção particular por parte quer dos educadores de infância, quer dos professores.
Leia mais em Desenvolver a linguagem | Conhecimento gramatical, na Plataforma LER
Leia mais em 6 etapas para o desenvolvimento do cérebro, na Plataforma LER
As histórias ajudam as crianças a conhecer estruturas e complexidades que não existem na fala do dia a dia ou na linguagem familiar. Se as crianças em idade pré-escolar tiverem contacto com diferentes formas de organizar palavras e com frases cada vez mais complexas, vão lidar melhor com a dificuldade crescente dos textos que encontrarão na escola.
Nesta quinzena recordamos aos pais a importância de conversar com as crianças, de verbalizar corretamente as suas intervenções respondendo com frases mais completas durante os diálogos do dia-a-dia.
Aceda aqui ao roteiro #12 na plataforma LER.
10 livros para saudar a primavera
O ar enche-se de perfumes novos e de sons primaveris: são as flores a desabrochar e os pássaros a chegar. Vamos acordar a primavera!, é o convite que espreita desta seleção especialmente pensada para este tempo de renovação.
Voltamos a passear-nos pelas estações do ano, à boleia de uma tartaruga disfarçada, de uma pequena semente e até ao som de Vivaldi. Travamos conhecimento com um pássaro tímido, um coelho atrevido, e uma criança curiosa. Desvendamos um segredo e penetramos numa horta vestida de poesia. Do eterno clássico, passando pelo livro-formigueiro, pelo novíssimo livro informativo, pelo livro com música, até ao livro-acordeão, são muitos os motivos para folhear e celebrar.
Aceda aqui ao Espaço dos livros #12.
Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.
Preencha o formulário de partilha.