LER fora da escola desenvolve-se ao longo do ano letivo, envolvendo a biblioteca escolar, os docentes e as famílias num trabalho continuado em torno da leitura. 

Participantes

Podem participar no LER fora da escola todos os agrupamentos de escolas ou outras instituições de ensino que pretendam desenvolver o projeto com crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo, incluindo os que participaram em anos letivos anteriores. 

A participação pode abranger uma ou mais etapas - Preparar, Aprender e Desenvolver - de acordo com os níveis de educação e ensino envolvidos.

Compromissos de participação

A participação no projeto pressupõe um trabalho articulado entre o professor bibliotecário e os educadores e professores envolvidos, que assegure: 

Desenvolvimento

Início do ano 

Ao longo do ano 

Em momentos definidos 

No final do ano 

Formalização da participação

As inscrições encontram-se abertas, até dia 25 de setembro, para todos os agrupamentos de escolas que pretendam implementar o projeto LER fora da escola no próximo ano letivo, incluindo aqueles que já desenvolveram o projeto em anos letivos anteriores.  

A inscrição é efetuada ao nível do agrupamento, através do preenchimento do formulário disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares. 

Antes da inscrição, o professor bibliotecário deverá articular com a direção e com os educadores e professores interessados, identificando as escolas, os grupos e as turmas que irão participar em cada uma das etapas do projeto. 

Em 2026-2027 o projeto será alargado, continuando a reforçar a progressão das competências leitoras e o trabalho articulado entre escola e família: 

Convidam-se todos os agrupamentos de escolas a integrar esta iniciativa e a dar continuidade à promoção sistemática da leitura em contexto familiar. 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Privacidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
YouTube