Formação PORDATA Kit de Curiosidades Pordata
Em fevereiro de 2010 era publicamente apresentada a Pordata. Ainda nesse ano, é assinado um Acordo de Cooperação entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), instituição que lançou e desenvolve a PORDATA, esta última e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
No centro desta parceria tem estado a divulgação da Pordata e a formação do público escolar, alunos e professores, para o seu uso. Enquanto fontes de informação fiável, rigorosa e isenta sobre Portugal, os municípios e a Europa, as bases de dados que integram a Pordata são um valioso recurso para a implementação de processos ativos e significativos de ensino e de aprendizagem, o desenvolvimento de opiniões livres e fundamentadas e do pensamento crítico.
À formação inicial, juntaram-se outras iniciativas: o concurso Pordata/ RBE, que teve 4 edições; o alargamento da formação a alunos de 1.º e 2.º ciclos, com a criação da Pordata Kids; as ofertas de estudos e outras publicações científicas, por parte da FFMS, às bibliotecas escolares; a divulgação e debate de estudos, nas escolas de ensino secundário, com a presença de especialistas.
Consolidadas por vários anos de trabalho em conjunto, as relações FFMS/ Pordata/ RBE são o exemplo de uma parceria entre uma instituição pública e uma instituição privada, desde sempre orientada por boas práticas de colaboração, de complementaridade e de transparência. Com o dinamismo que as caracteriza, FFMS e Pordata lançam periodicamente novas iniciativas em coorganização com a RBE, as quais têm tido a melhor receção junto das bibliotecas escolares.