Mapa escolas inscritas | Videoconferências | Correspondência virtual: e-mail | Correspondência postal | Outras interações |
Programa variado |
|
|
A equipa da biblioteca escolar e a equipa "Escola a LER", organizaram e dinamizaram atividades para diferentes níveis de ensino: Mostras bibliográficas; Cinema na Biblioteca com o Plano Nacional de Cinema; Influencers de Livros (Concurso Nacional de Leitura); "À volta da Língua Portuguesa" Exposição de trabalhos; encontro com Escritor Luís Cardoso, na Biblioteca Municipal Trindade Coelho. |
Quiproquó |
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis |
|
Jogo criado pelos professores bibliotecários, recorrendo a palavras desconhecidas ou pouco utilizadas pelos alunos, com o objetivo de enriquecer o seu vocabulário. |
Atividades diversas |
|
Celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa com as outras atividades comemorativas igualmente programadas:
Os alunos participaram com muito interesse e entusiasmo nas atividades propostas e ficaram com um maior conhecimento e consciência da importância da língua portuguesa no mundo. |
|
Leitura de poemas |
Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Bragança |
|
Dia 5 de maio, a Biblioteca Álvaro Gomes da Escola Básica Paulo Quintela, Agrupamento de Escolas Emídio Garcia em Bragança recebeu a visita de quatro alunas do Instituto Politécnico de Bragança que vieram ler poemas de autores dos seu países (Angola, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Brasil), países de língua oficial portuguesa. Os alunos da escola partilharam também a leitura de poemas de poetas portugueses. |
Concurso de declamação de poesia |
Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua |
|
Alunas do 10.º ano organizaram um Concurso de Declamação de Poesia. Em grupos produziram uma carta de patrocínios, convite, poster, cartaz, regulamento, certificado. Igualmente produziram um requerimento de autorização ao Diretor, um marcador de livros e ficha de inscrição. |
Pinceladas de Leitura |
|
|
O projeto "Pinceladas de Leitura" celebrou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, através da exploração da obra de Carla Maia de Almeida "Não Quero Usar Óculos". |
Património Linguístico do Norte Alentejo |
|
|
A atividade realiza-se a nível do Agrupamento de Escolas José Régio de Portalegre, com envolvimento de todas as turmas do 3.º ciclo do Ensino Básico, nas diversas escolas. A ênfase é colocada na consciencialização dos alunos de que existem variedades regionais a par da Norma na Língua Portuguesa. Criaram-se fichas de recolha de dados, as quais foram entregues a cada aluno pelos professores titulares de turma e de Português. Nestas fichas os alunos mencionam, não apenas o vocábulo/regionalismo, mas também o nome do informante, idade e profissão, bem como o local/região na qual a palavra ou expressão é/era utilizada e ainda o seu significado na Língua Padrão. Posteriormente estes dados são compilados numa folha de cálculo criada para o efeito, a qual servirá de base à versão revista, aumentada e atualizada do livro "Património Linguístico do Norte Alentejo" editado pela Colibri em parceria com o Agrupamento José Régio de Portalegre. |
Palavrografias |
|
Os alunos foram desafiados a pensar em palavras e frases - as preferidas ou inventadas - e em as escrever usando as artes plásticas, convertendo-as, em inspiração das poemografias do poeta visual Heduardo Kiesse, em palavrografias. |
|
Leituras |
|
|
Vídeo curto com a leitura de alguns poemas em língua portuguesa. Elaborado por alunos do 7º ano. |
O jardim dá voz |
|
|
Um aluno de cada escola do 1º ciclo e de cada turma do 2º ciclo fazem uma leitura no jardim público e que essas leituras são filmadas e passadas no youtube para serem vistas em todas as escolas. A atividade decorre 05/05 entre as 10h e as 12h e foram convidados alguns escritores Estremocenses. |
Exposição de caricaturas de autores de língua portuguesa |
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela |
|
Com a orientação e apoio da biblioteca escolar e dos docentes de línguas, os alunos selecionaram autores de língua portuguesa; pesquisaram e selecionaram caricaturas e textos; criaram “quadros” e organizaram a exposição que se encontra patente na entrada principal da escola. |
Saramago pelo mundo |
|
Jogo lúdico/didático onde os alunos, através de 3 pistas, identificam uma bandeira de um país, a sua capital e posteriormente a localizam no mapa mundi. No verso encontra-se a capa de um livro do escritor José Saramago traduzida na língua desse país. (Ver ligação para jogo 1 e 2) |