Projetos > Dia Mundial da Língua Portuguesa > Edição 2022

Correspondência virtual: e-mail

 Mapa escolas inscritas
Videoconferências
Correspondência virtual: e-mail
Correspondência postal
Outras interações

Postais da nossa terra

Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua | Centro Escolar Alagoas

A turma 3.2, do 3º ano, do Centro Escolar das Alagoas em Peso da Régua, fez a partilha de um vídeo de apresentação da nossa região com as Escolas do Cantão de St. Gallen na Suíça, que também nos enviaram um vídeo sobre a cidade/região de S. Gallen.

Parabéns aos participantes!

Postais da nossa terra

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, São João da Madeira
Escola Secundária João da Silva Correia e Escola de Sendim

Elaboração, pelos alunos, de postais com fotos e textos originais para, desta forma, partilharem as respetivas escolas e localidades.

A palavra favorita

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém
Bibliotecas Escolares do Alentejo Litoral

 Construção colaborativa de uma nuvem de palavras subordinada ao tema "A minha palavra favorita na Língua Portuguesa".

Participaram na iniciativa:
AE de Aljustrel | AE de Alvalade | AE de Castro Verde | AE de Cercal do Alentejo | AE de Grândola | AE de Santo André | 
AE de Sines | EPDR de Grândola | ES de Santo André | ES Poeta Al Berto

E-books

Agrupamento de Escolas de São Lourenço, Ermesinde, Valongo

Trabalhos realizados no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

eBook - Poemas  do Dia Mundial da Língua Portuguesa

eBook  - Inventómetro

 Em Comemoração e Ligação

Escola Básica e Secundária Clara de Resende, Porto
CAFE de Maliana e Suai em Timor Leste

A comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa através do Projeto: "Em Comemoração e Ligação Escola Clara de Resende, Porto e CAFE de Maliana
em Timor Leste".

O nosso contacto é facilitado pela língua que nos une, pelas diferentes ferramentas digitais que nos permitem aproximar locais tão distantes e pela vontade de comunicar e conhecer outras culturas. 

Partilha de leitura

Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Rio Tinto, Gondomar
Letrinhas, Sociedade Unipessoal, Lda, Espargos - Ilha do Sal, Cabo Verde

Videoconferência, Correspondência virtual: e-mail, Correspondência postal:

Dinamização uma atividade de partilha de leitura | escrita (Portugal | Cabo Verde), no âmbito do dia internacional da Língua Portuguesa.

A organização do evento está a ser feita de modo colaborativo. A sessão - via zoom - está prevista para dia 6 de maio às 9H00/10H00 de Cabo Verde que correspondem às 11H00/12H00 de Portugal Continental.

Conteúdos:
- TIE DYE, com registo de poesias “evasionistas”, de Jorge Barbosa
- Leitura de poesias de Jorge Barbosa – poeta cabo-verdiano
- Leitura de autores(as) portugueses(as); canção “somos livres (uma gaivota voava, voava); Lenços de namorados; coração de filigrana

Apresentação audiovisual

AE Aver-O-Mar, Póvoa de Varzim
EB Apúlia, Esposende

Partilha de apresentação audiovisual com leitura de poemas em Língua Portuguesa em vários sotaques de de origem diversa, contextualizados por narração original criada para o efeito por aluna de 9ºano.

Atividades Várias

Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães, Oliveira de Azeméis

Letrinhas, Sociedade Unipessoal, Lda, Cabo Verde; AE de Prado; Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe; AE de Albufeira (Biblioteca Escolar); EBI Francisco Ferreira Drummond, Açores; Lycee Technique d'Ettelbruck, Luxemburgo; Escolas do Cantão de St. Gallen, Suiça; Escola Portuguesa de Cabo Verde

Apresentação da iniciativa “Latitudes da Língua Portuguesa” e realização de sessões de literacia de informação “Como escrever um e-mail em 8 passos”, pela professora bibliotecária com turmas de 1.º ciclo, da EB Comendador Ângelo Azevedo, como motivação para a realização das propostas de trabalho.

Para o pré-escolar, o mote foi o visionamento do vídeo “O Carteiro Paulo”, conversação sobre a escola e o local onde vive. 

No desenvolvimento da atividade, os professores titulares de turma e educadoras de infância, elaboraram postais ilustrados, cartas, e-mails, realizaram gravações de vídeo e videoconferências, para comunicarem com as escolas parceiras.

No 2.º e 3.º ciclos, para o intercâmbio com outras escolas, realizaram-se vídeos representativos da escola e da localidade, bem como da importância da Língua Portuguesa. Deram ainda início ao Roteiro Digital de leitura: Notáveis da Minha Terra.

Receitas da lusofonia

Escola Profissional e Agrícola Eng.º Silva Nunes, Molares, Celorico de Basto
Escola Portuguesa Ruy Cinatti, Díli, Timor Leste

A Biblioteca Escolar viu aprovada a candidatura ao Projeto de Leitura Ler... com a biblioteca,  no qual foram envolvidos os alunos dos 1.º anos de formação de todos os cursos lecionados na nossa escola.

No caso da Turma do Curso Profissional Técnico de Restauração, os alunos concordaram fazer a compilação de receitas dos países da CPLP, numa ferramenta digital que permitisse a construção de um audiolivro, em que cada um leria as receitas que escolheu.

O audiolivro produzido poderá ser complementado com a participação de Timor Leste.

De Coimbra a Díli

Agrupamento de Escolas Coimbra Centro
Escola Portuguesa Ruy Cinatti, Díli, Timor Leste

Para o dia 5 de maio, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro mobilizaram a sua comunidade para a importância de “afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos e escolas de diversas regiões e culturas”. O Gonçalo e o Simão do 5º ano da EB Poeta Silva Gaio explicam, em língua gestual, que estão a preparar para os seus colegas da Escola Portuguesa Ruy Cinatti -Centro de Língua Portuguesa, em Díli, Timor Leste.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard