Projetos

Cientificamente provável

Edição 2025-2026

Lançamento

[17.10.2025]

A Rede de Bibliotecas Escolares apresenta a 8.ª edição do Programa Cientificamente Provável, uma iniciativa que promove parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior.

Os objetivos deste programa são:

Como participar

Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior

As Unidades de Investigação interessadas em participar devem fazer o seu registo em: Formulário de inscrição das entidades do Ensino Superior

A listagem das Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior (UI/BES) participantes na edição 2025-2026 encontra-se em atualização, sendo disponibilizada nesta página até ao final do mês de outubro e atualizada durante o mês de novembro.

Escolas Básicas e Secundárias

As escolas participam através das suas bibliotecas escolares, que coordenam as parcerias e planeiam as atividades em articulação com docentes de diferentes áreas disciplinares.

As escolas devem consultar a listagem de Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior (UI/BES) inscritas no programa.

Para facilitar o contacto direto, a mesma listagem está disponível na Área de Trabalho RBE, incluindo os contactos dos interlocutores designados por cada entidade.

Criação de parcerias

As parcerias estabelecem-se de forma autónoma, mediante contacto direto com as entidades do ensino superior listadas. Todas funcionam ao abrigo do Protocolo global do programa, dispensando-se a celebração de protocolos individuais.

Após a criação de uma parceria, o professor bibliotecário deve proceder ao registo através do Formulário de Registo de Parcerias 2025-2026

Cada biblioteca escolar pode estabelecer múltiplas parcerias, conforme os interesses e necessidades da sua comunidade educativa.

Para dúvidas e esclarecimentos adicionais, consulte as Perguntas Frequentes, no menu desta página, ou contacte cientificamente-provavel@bibliotecasescolares.pt.

 

Objetivos
1. Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares;
2. Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia da áreas informação;
3. Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.

Descrição
Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da RBE, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa incentivar e enquadrar o estabelecimento de parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior. Essas parcerias são desenvolvidas autonomamente, nos moldes que mais se adequem às entidades envolvidas, e em qualquer área do conhecimento.

Destinatários
Agrupamentos de escolas e Escolas não agrupadas, dos sistemas de ensino público e particular; alunos de todos os níveis de ensino e professores de todas as áreas disciplinares.



Parceiros
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. As parcerias desenvolvidas no âmbito do projeto são estabelecidas entre escolas, através das bibliotecas escolares, e unidades de investigação e/ou bibliotecas de ensino superior.
 
Data de início
2018
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard