Todas as Unidades de Investigação e Bibliotecas de Ensino Superior (UI/BES) interessadas em participar no programa devem efetuar a sua inscrição neste formulário.
A listagem das UI/BES que participarão nesta 7ª edição já pode ser consultada no menu. Esta listagem será atualizada em janeiro de 2025.
As escolas devem consultar, no menu, a listagem das entidades do ensino superior que se inscreveram, até ao momento, para participar no programa, no corrente ano letivo. Em janeiro de 2025, esta listagem será atualizada.
Esta mesma listagem está disponível no Sistema de Informação RBE, acrescida com os contactos fornecidos pelos interlocutores de cada Unidade de Investigação / Biblioteca de Ensino Superior, para que as bibliotecas escolares possam contactá-los diretamente.
Os professores bibliotecários e os interlocutores da(s) entidade(s) parceira(s) do ensino superior deverão estabelecer, autonomamente, um plano de atividades a desenvolver, em função dos interesses e necessidades dos alunos e das disponibilidades dos investigadores.
A Rede de Bibliotecas Escolares, tem o prazer de anunciar o lançamento da 7ª edição do programa Cientificamente Provável, uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que visa incentivar e enquadrar o estabelecimento de parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior.
Este programa, tem como principal objetivo contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens, proporcionando-lhes o contacto com investigadores e práticas de investigação, e assim motivando-os a aprofundarem os seus conhecimentos e prosseguirem estudos superiores nas áreas do seu interesse.
Todas as Unidades de Investigação e Bibliotecas de Ensino Superior (UI/BES) interessadas em participar no programa devem efetuar a sua inscrição neste formulário.
Brevemente será disponibilizada a listagem, atualizada com todas as UI/BES, que participarão nesta 7ª edição.
Após a criação das parcerias entre as Unidades de Investigação/ Bibliotecas do Ensino Superior e as Escolas Básicas e Secundárias, o Professor Bibliotecário deve proceder ao preenchimento do formulário, dando conta da parceria estabelecida.
Este recenseamento é da responsabilidade do Professor Bibliotecário, que poderá estabelecer o número de parcerias que achar necessário, discriminando quais os objetivos específicos, as atividades e os diferentes públicos-alvo.
Para mais informações ou dúvidas consulte as Perguntas Frequentes, no menu, ou contacte a equipa através do e-mail cientificamente-provavel@bibliotecasescolares.pt.