Agenda para o desenvolvimento de uma Ibero-América leitora e criativa: Agenda de prioridades para o desenvolvimento de bibliotecas e da promoção da leitura, escrita e oralidade.
Esta é uma iniciativa que visa orientar o desenvolvimento dos sistemas de bibliotecas e políticas e planos de leitura nos países membros, durante os próximos 10 anos, com base nos problemas mais prementes das comunidades e nos contributos de vários atores do sector.
Este exercício, lançado pelo Centro no âmbito da comemoração do seu 50º aniversário, colocou o desafio de assumir uma noção ampla, inovadora e flexível de bibliotecas e das práticas de leitura, escrita e oralidade, de acordo com a evolução e mudanças que as sociedades da informação e do conhecimento estão a sofrer.
Na construção desta Agenda de prioridades, em cujos trabalhos preparatórias a Rede de Bibliotecas Escolares participou, foram contemplados diferentes espaços participativos nos quais estiveram envolvidas mais de 5.600 pessoas de todos os cantos da Ibero-América, incluindo bibliotecários, especialistas na área da informação e do conhecimento, líderes de sistemas de bibliotecas públicas e escolares, funcionários responsáveis pela leitura de políticas e planos, representantes de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais e de associações de bibliotecas.
O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe, Cerlalc, é uma organização intergovernamental sob os auspícios da UNESCO, com sede em Bogotá, Colômbia.
Este Centro foi criado em 1971, através do Acordo de Cooperação Internacional entre a Colômbia e a UNESCO, ao qual aderiram também Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Paraguai e Venezuela.
Ao longo dos anos, Rede de Bibliotecas Escolares tem participado em reuniões desta organização e, presentemente, integra o Sistema Ibero-americano de Redes Nacionais de Bibliotecas, SIRBI, um espaço regional de diálogo, intercâmbio e cooperação voltado para os 21 países membros do Cerlalc-Unesco. Este sistema é formado pelos responsáveis das redes e sistemas nacionais de bibliotecas públicas e escolares, assim como por representantes dos países em que o processo de consolidação das redes de bibliotecas ainda é incipiente ou não se consolidou.
Os representantes portugueses no SIRBI são a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).