Sugestões de dinâmicas de acolhimento a desenvolver por alunos portugueses e/ ou docentes com alunos recém-chegados.
Constituir uma bolsa de voluntários (monitores da biblioteca, alunos delegados/ subdelegados de turma, outros): apresentar os vários espaços da escola; realizar atividades a par; diagnosticar necessidades de apoio; apresentar a localidade/ cidade (visitas ao terreno e/ ou virtuais). |
|
|
Transmitir uma mensagem não verbal (saudação de acolhimento) seguida da sua expressão oral (olá, bom dia…). Posteriormente, procurar saber que palavras/ frases os novos alunos gostariam de saber dizer em português. Em alternativa, utilizar cartões disponibilizados pela biblioteca (com imagens de: objetos, locais, ações/ situações do dia-a-dia …): retirar um cartão, dizer a(s) palavra(s) em português e incentivar o aluno estrangeiro a repeti-la(s). Se as condições técnicas e a faixa etária dos alunos o permitir, podem ser utilizados os flashcards e/ ou o dicionário de imagens disponíveis no sítio Digital Dialects. |
Gravar os alunos estrangeiros a dizer as palavras em português (recorrendo a ferramentas digitais e/ ou ao telemóvel), incentivando a repetição da palavra (em coro ou individualmente). |
|
|
Realizar um jogo:
|
|
Gostos e preferências: |
Realizar exposições, palestras, workshops, em que se estabelecem paralelismos entre culturas e tradições. Ex: a Pêssanka e o ovo da Páscoa; datas históricas e/ ou comemorativas; celebrações tradicionais; … |
|
Realizar, com adaptações, propostas apresentadas na atividade Quem (assim) fala?
|
|
Disponibilizar recursos, acolhimento e atividades para integração das famílias.
|
|
Colocar acessos rápidos nos computadores/ tablets da biblioteca: |