Candidaturas

(re)ler com a biblioteca

Esta candidatura decorreu no ano letivo 2020-2021


Recuperar o sentido de pertença a um espaço de formação, crescimento e convívio


A Rede de Bibliotecas Escolares pretendeu que as bibliotecas pudessem, com esta iniciativa, assumir-se como um recurso que viabilizava uma recuperação ativa das modalidades de aprendizagem não digital que o contexto de pandemia secundarizou e urgia trazer para primeiro plano.  
 
A iniciativa (re)ler com a biblioteca atribuiu às bibliotecas escolares um papel central na diversificação de atividades de consolidação curricular, privilegiando a mobilização dos suportes impressos (com o livro à cabeça) e o acesso a recursos de aprendizagem existentes na comunidade local. Propondo atividades como projetos de leitura, sessões com agentes culturais, deslocações a espaços vivos da comunidade, eventos em torno do livro, sessões de projeção e comentário de filmes ou a organização de exposições temáticas, as bibliotecas estariam a cumprir o papel insubstituível que lhes compete num momento crítico da vida das instituições educativas.
 
O prazo para a apresentação de propostas (re)ler com a biblioteca terminou a 25 de junho de 2021.

A candidatura excedeu as melhores expectativas e atingiu as 183 propostas. As listas de candidaturas podem ser consultadas à direita.

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard