O presente estudo tem por objeto a avaliação externa do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, tendo sido realizado por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e concluído em 2009.
O estudo, realizado mais de uma década após o início do Programa, tem um carácter de balanço do caminho percorrido e dos resultados alcançados neste período e desenvolve, simultâneamente, uma análise processual, ao acompanhar as últimas evoluções à data da Rede de Bibliotecas Escolares, a produção e utilização de alguns dos seus instrumentos e a reflexão dos intervenientes sobre estas evoluções, o surgimento de novos desafios e a renovação de objetivos do Programa.
No relatório são analisados e avaliados os seguintes domínios: conceção; operacionalização; execução; resultados e impactos. Para tal, recorreu-se a um conjunto alargado de entrevistas, à análise, no que diz respeito às bibliotecas escolares, de um inquérito às escolas, de um barómetro de opinião pública e de um conjunto de estudos de caso, realizados no âmbito dos estudos de avaliação do Plano Nacional de Leitura, e à análise de um vasto rol de fontes documentais e dados disponíveis sobre o Programa.
As conclusões apontam para um elevado grau de execução, uma grande abrangência de alunos e grau de cobertura e a concretização do seu objetivo nuclear, de dotar o país de uma rede de bibliotecas escolares com características de qualidade reconhecidas.