Projetos

Plano Nacional de Formação Financeira

Sessão Solene de abertura da Semana da Formação Financeira 2021

25/10/2021

Teve lugar, no dia 25/10/2021, a Sessão Solene de abertura da Semana da Formação Financeira 2021, na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.

Esta sessão marcou o arranque das atividades da Semana da Formação Financeira, num dia especialmente dedicado às escolas, cujo programa completo pode ser consultado no site do Todos Contam.

Nesta sessão foram anunciados os vencedores da 10.ª edição do Concurso Todos Contam, cujo júri é presidido por Isabel Alçada.

Teve igualmente lugar o lançamento do Caderno de Educação Financeira 4, cuja apresentação esteve a cargo do Diretor-Geral da Educação e da Coordenadora Nacional da RBE.

Este caderno, dirigido ao ensino secundário, pretende apoiar alunos e professores na abordagem de temas de literacia financeira, constituindo uma etapa fundamental da estratégia de implementação da educação financeira nas escolas. Com este novo caderno, passam a estar disponíveis materiais didático-pedagógicos para todos os ciclos do ensino básico e secundário. Pela primeira vez, foi também disponibilizado um Caderno de Apoio ao Professor, totalmente digital, com fichas de atividades e propostas de materiais para os professores utilizarem na abordagem aos temas em causa, em contexto de sala de aula. Estes materiais encontram-se disponíveis no portal Todos Contam.

Nesta cerimónia, foi ainda assinado o protocolo entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e o Ministério da Educação, cujo grupo de trabalho a RBE integra, sublinhando assim a importância da parceria existente entre os supervisores financeiros e este Ministério desde 2011, no âmbito da promoção da educação financeira em contexto educativo e formativo.

 

Lançamento do Concurso Todos Contam

22/09/2021

Estão abertas as candidaturas para a 10.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas para o ano letivo 2021/2022.

As candidaturas aos “Prémios Escola” e ao “Prémio Professor(a)” devem ser submetidas até ao dia 8 de outubro de 2021, através do endereço eletrónico concurso@todoscontam.pt.

O concurso, que promove e incentiva o desenvolvimento de projetos de educação financeira nas escolas, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Veja todas as informações na página sobre o concurso.

 

Objetivo(s) 
1. Contribuir para os conhecimentos e comportamentos financeiros da população portuguesa, tendo em atenção as necessidades específicas de diferentes públicos-alvo.
2. Integrar a Rede de Amigos do Todos Contam 
3. Divulgar as iniciativas do Plano Nacional de Literacia Financeira

Descrição 
A promoção da educação financeira integra a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e, neste contexto, foi publicado pelo Ministério da Educação o Referencial de Educação Financeira que estabelece as matérias consideradas essenciais para a implementação da educação financeira nas escolas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário.
Para apoiar a implementação do Referencial foi desenvolvido um programa de formação de professores e foram publicados cadernos de educação financeira para todos os ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Formação Financeira  (PNFF) visa promover e divulgar projetos de educação financeira através de iniciativas como os concursos  Todos Contam e Global Money Week.

Destinatários
Alunos de todos os ciclos de ensino

Parceiro(s)
Plano Nacional de Formação Financeira  (PNFF)
Banco de Portugal
Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões;
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
 
 
Data de início
2016
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard