Projetos

Plano Nacional de Formação Financeira

Estão abertas as candidaturas para a 10.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas para o ano letivo 2021/2022.

As candidaturas aos “Prémios Escola” e ao “Prémio Professor(a)” devem ser submetidas até ao dia 8 de outubro de 2021, através do endereço eletrónico concurso@todoscontam.pt.

O concurso, que promove e incentiva o desenvolvimento de projetos de educação financeira nas escolas, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Veja todas as informações na página sobre o concurso.

 

Objetivo(s) 
1. Contribuir para os conhecimentos e comportamentos financeiros da população portuguesa, tendo em atenção as necessidades específicas de diferentes públicos-alvo.
2. Integrar a Rede de Amigos do Todos Contam 
3. Divulgar as iniciativas do Plano Nacional de Literacia Financeira

Descrição 
A promoção da educação financeira integra a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e, neste contexto, foi publicado pelo Ministério da Educação o Referencial de Educação Financeira que estabelece as matérias consideradas essenciais para a implementação da educação financeira nas escolas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário.
Para apoiar a implementação do Referencial foi desenvolvido um programa de formação de professores e foram publicados cadernos de educação financeira para todos os ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Formação Financeira  (PNFF) visa promover e divulgar projetos de educação financeira através de iniciativas como os concursos  Todos Contam e Global Money Week.

Destinatários
Alunos de todos os ciclos de ensino

Parceiro(s)
Plano Nacional de Formação Financeira  (PNFF)
Banco de Portugal
Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões;
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
 
 
Data de início
2016
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard