Projetos > Descontinuados

Centenário de José Saramago

Artigos O dever dos nossos deveres   Moldar o futuro em conjunto    Propostas de trabalho Voz às bibliotecas

Saramago na escola: Leituras centenárias 2022

Leituras Centenárias: vozes de jovens das escolas secundárias | 16 de novembro – 10 horas

[10.11.2022]

No dia 16, a partir das 10 horas, assista no Facebook da RBE ao evento Leituras Centenárias: vozes de jovens das escolas secundárias, que leem O memorial do convento e O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago. 

Lista de Escolas

[04/11/2022]

Publica-se a lista de escolas secundárias participantes na edição de 2022.

Lançamento

[22.09.2022]

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago. 

O programa “Saramago na Escola” compreende várias iniciativas, dentre as quais as Leituras Centenárias, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura. Assim, a 16 de novembro de 2022, assinalando o dia do Centenário, realizar-se-ão, em Escolas Secundárias portuguesas, sessões de leitura de um excerto do Memorial do Convento ou d’O Ano da Morte de Ricardo Reis.  

Para além de constituir uma evocação do escritor José Saramago, as “Leituras Centenárias” procurarão motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua, para a compreensão da narrativa e para o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente, em sintonia com a filosofia que preside ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares. 

 Disposições para participação

 Poderão participar nas “Leituras Centenárias” alunos ou alunas do Ensino Secundário, de escolas públicas, privadas e cooperativas.

  1. Cada escola poderá inscrever um aluno ou aluna de uma turma específica.
  2. A inscrição deverá ser feita até 10 de outubro de 2022, através do endereço centenario@josesaramago.org.
  3. Cada inscrição incluirá obrigatoriamente os seguintes elementos:
    1. Nome do aluno ou aluna que participará na atividade;
    2. Nome e endereço eletrónico do(a) professor(a) responsável;
    3. Nome e endereço eletrónico da respetiva escola.
  4. Não serão consideradas as inscrições que cheguem fora do prazo estipulado, não contenham as informações solicitadas ou ultrapassem uma inscrição por escola.
  5. A lista das escolas participantes será divulgada através do site da Fundação José Saramago, a partir do dia 20 de outubro de 2022.

Sugestões

Para que em tempo real possamos coletivamente experienciar esta leitura em linha, sugere-se:

Ainda que não estejam inscritas, todas as crianças e jovens podem fazer parte desta rede que celebra a vida e obra do cidadão e escritor José Saramago e nos une a partir da leitura, do digital e da imaginação.

Para mais informações, consulte o regulamento da iniciativa.

 


Saramago na Escola: o desafio das imagens

[14.01.2022]

 Do programa do Centenário de José Saramago consta a ação “Contar por Imagens”, uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional das Artes, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional Leitura. 

Dirigida a alunos e alunas de qualquer nível e ciclo de ensino, a ação “Contar por Imagens” insere-se no subprograma “Saramago na Escola” e constitui um desafio que procura suscitar leituras transdisciplinares de textos de José Saramago. Para tal, entende-se o termo imagem numa aceção ampla, levando à descoberta de relações que os textos de Saramago podem estabelecer com outras artes e com as respetivas linguagens. “Contar por Imagens” visa a ilustração de textos, no sentido mais corrente da expressão, e também aquelas representações que contemplem a mencionada aceção ampla de imagem: a música ou a dança, a performance ou a instalação sonora, o vídeo ou a fotografia.   

Nas disposições que regem a ação “Contar por Imagens” encontram-se todas as indicações necessárias para participação, com referência a temática e a calendário, bem como a outras questões práticas. Endereço para contacto: centenario@josesaramago.org .


Atividades - Moldar o futuro em conjunto

10.12.2021

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, assinala-se a receção do Prémio Nobel da Literatura por José Saramago e a Rede de Bibliotecas Escolares, parceira das Comemorações do Centenário de José Saramago, disponibiliza um conjunto de propostas de trabalho, a desenvolver a partir das palavras do escritor.


Saramago nas escolas: Leituras Centenárias 2021 | 16 de novembro – 10 horas

[15.11.2021] 

Amanhã, a partir das 10 horas, assista no Facebook da RBE ao Evento Leituras Centenárias: vozes de crianças das escolas básicas, que lêem A maior flor do mundo de José Saramago. 

 
[09.11.2021] 

Dia 16 de novembro, às 10 horas, tem início a comemoração do Centenário de José Saramago, através da voz das crianças que realizam sessões de leitura do conto de José Saramago, A maior flor do mundo
Esta é uma iniciativa da Fundação José Saramago em que a Rede de Bibliotecas Escolares é parceira.
Para que em tempo real possamos coletivamente experienciar esta leitura em linha, sugere-se:

Ainda que não estejam inscritas, todas as crianças e jovens podem fazer parte desta rede que celebra a vida e obra do cidadão e escritor José Saramago e nos une a partir da leitura, do digital e da imaginação.


Programa de Abertura do Centenário(16.11)

Já está disponível o programa da abertura do Centenário, marcado por três iniciativas, distribuídas ao longo do dia:

Veja tudo no programa desenvolvido.


Saramago na escola: Leituras Centenárias 2021

O programa do Centenário de José Saramago inclui ações distribuídas por vários domínios. No campo da leitura, o programa “Saramago na Escola” inclui as “Leituras Centenárias”, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura.

Assinalando a abertura do Centenário, no dia 16 de novembro de 2021 realizar-se-ão, em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões de leitura do conto “A Maior Flor do Mundo”.

As inscrições para as “Leituras Centenárias” terão lugar até 10 de outubro de 2021, através do endereço centenario@josesaramago.org.

Consulte aqui a lista de escolas inscritas.


Contextualização

A 16 de novembro de 2022 assinala-se o Centenário do nascimento de José Saramago e a Rede de Bibliotecas Escolares, parceira da Fundação José Saramago, participa e colabora no Programa de homenagem do cidadão e escritor que se inicia nos 365 dias anteriores.

No contexto do Quadro Estratégico 2027: Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro, educar para um modo de vida sustentável e humanista, que conjugue conhecimentos, competências, valores e participação, implica pensar e criar experiências de aprendizagem amplas, aprofundadas e integradas na vida de cada um.

O Centenário gera esta oportunidade por três razões derivadas da obra e pensamento do homenageado:

  1. Na escrita de Saramago coexistem uma multiplicidade de géneros - narrativa, poesia, drama, ensaio, poesia, ficção científica, historiografia, crónica, entrevista, conferência … - que suscitam a interpretação de múltiplas disciplinas – Literatura, Política, Jornalismo, Filosofia, História, Ciência… - e adaptações em múltiplas linguagens - cinema, teatro, música, dança, pintura… - e idiomas que unem todos os continentes.
  2. Os protagonistas das suas obras são seres humanos comuns, sem voz no espaço público e na História que, ora levam vidas sem sentido, ora através de decisões e ações espontâneas e livres sabem romper com as circunstâncias e mudar o mundo.
  3. Os temas e contextos que apresenta correspondem a inquietações atuais: indiferença e apatia perante o sofrimento alheio, degradação ambiental, democracia ameaçada pelo poder económico, identidade e diferença, desinformação e censura, sofrimento animal, verdade histórica e inclusão, são exemplos. 

A hibridez da abordagem e o retrato amplo e vivo de quem somos - e podemos ser no futuro - que a obra apresenta, bem como o exemplo de vida de Saramago, gera desassossego, questionamento e discussão sobre o papel de cada um e de todos no mundo, impelindo à ação comprometida, que tem em conta o destino de todos os seres humanos e meio ambiente.

A Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, inspirada no discurso de Saramago na receção do Prémio Nobel da Literatura, norteia a visão do mundo e a ação das bibliotecas escolares que no Centenário são convocadas a participar com atividades que envolvem as crianças e jovens e as comunidades e que ajudam ao aprofundamento da obra e pensamento de José Saramago e à recuperação e transformação.


Atividades – O dever dos nossos deveres

[10.12.2020]

Por ocasião do 72.º aniversário do Dia Mundial dos Direitos Humanos, celebrado a 10 de dezembro de 2020, assinala-se a receção do Prémio Nobel da Literatura por José Saramago (10-12-1998). A Rede de Bibliotecas Escolares, parceira das Comemorações do Centenário de José Saramago, disponibiliza um conjunto de propostas de trabalho, a desenvolver a partir das palavras do escritor e da Carta Universal dos Deveres.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard