Encerrado o prazo de submissão, divulga-se a lista de candidaturas submetidas. As escolas que, por diferentes razões, não constem nas listas de candidatura deverão solicitar, até às 18h00 do dia 26 de novembro, a análise do seu processo para o endereço candidatura2025@mail-rbe.org.
A Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura2027 e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação têm vindo a desenvolver, desde 2011, o projeto Todos juntos podemos ler, lançando uma candidatura anual dirigida a todos os agrupamentos/ escolas do subsistema de ensino público.
Esta candidatura aposta no desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socioemocional e cultural, revelam dificuldades na acessibilidade e na utilização da leitura e da escrita.
Os projetos a apresentar deverão programar ações que mobilizem os diferentes agentes educativos, em torno das seguintes áreas de intervenção:
O procedimento de candidatura decorre entre o dia 25 de outubro e as 18h00 do dia 22 de novembro de 2024.
As escolas do subsistema de ensino público deverão preencher e submeter o formulário de candidatura, a partir do Sistema de informação da Rede de Bibliotecas Escolares (SI/ RBE), e enviar, de acordo com os procedimentos definidos, a documentação complementar solicitada no questionário.
Esta candidatura integra a área de intervenção