Projetos

Todos Juntos Podemos Ler

Em 2020, no universo das candidaturas apresentadas a esta modalidade, foram selecionados, a nível nacional, dez agrupamentos/ escolas.

 

 

 

 

 

 

Objetivos
1. Fomentar a participação e o aumento de oportunidades de leitura com todos atendendo à diversidade de leitores, expectativas e necessidades;  
2. Incentivar a realização de práticas de leitura e de escrita em distintos contextos, formatos e suportes acessíveis, promovendo a equidade e a inclusão;  
3. Mobilizar os meios específicos necessários para o desenvolvimento da leitura autónoma e por prazer; 
4. Contribuir para uma educação inclusiva através do aumento da participação no processo de aprendizagem e na vida da comunidade.
Descrição
Criação de escolas e bibliotecas inclusivas capazes de envolver os diferentes atores educativos em programas de desenvolvimento dos níveis de literacia, respeitando a equidade na definição de objetivos, métodos e estratégias que garantam a participação efetiva de todos os alunos. Desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socioemocional e cultural, revelam dificuldades na utilização da leitura e da escrita.
A RBE apoia financeiramente as escolas selecionadas no âmbito de uma candidatura específica.
Destinatários
Agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas da rede escolar pública.
Parceiros
Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção Geral da Educação (DGE/ DSEEAS)
 
 
 
Data de início
2011
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard