Candidaturas

Leituras... com a biblioteca

Lançamento da candidatura 2025

[25.10.2024]

Consciente da imprescindibilidade que as competências de leitura, escrita e oralidade têm na performance dos alunos, a Rede de Bibliotecas Escolares está interessada em que as bibliotecas escolares concebam e desenvolvam projetos em que haja uma aposta clara na mobilização do livro (na multiplicidade de suportes com que hoje o termo se preenche) em atividades que promovam o trabalho com estas ferramentas essenciais de aprendizagem, criação e expressão. 

Com esta candidatura, a RBE pretende apoiar projetos de articulação entre a biblioteca e o trabalho pedagógico nas diferentes áreas do saber, em que seja dado protagonismo a recursos e estratégias que promovam a leitura efetiva, a produção escrita e a interação oral, seja na vertente de acesso à informação para desenvolvimento das literacias como na vertente de construção de produtos que tenham na sua génese o convívio com a diversidade do fundo documental que as bibliotecas colocam à disposição dos utilizadores, ou ainda através da mobilização dos recursos para atividades de compreensão e produção de registos orais.

Esta candidatura valoriza, em igual medida, a leitura, a escrita e a oralidade pelo que prevê também essas três modalidades de intervenção, competindo às bibliotecas concorrentes optar pela vertente que privilegiarão na conceção, formulação e execução das suas propostas. 

Todos os pormenores são clarificados no aviso de abertura, ao lado.

Prazo 

O procedimento de candidatura decorre entre o dia 25 de outubro e as 18h00 do dia 22 de novembro de 2024

Procedimento de candidatura 

As escolas do subsistema de ensino público deverão preencher e submeter o formulário de candidatura, a partir do Sistema de informação da RBE (SI/ RBE), e enviar, de acordo com os procedimentos definidos, a documentação complementar solicitada no questionário. 


Esta candidatura integra a área de intervenção

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard