Entre os órgãos de gestão, os órgãos pedagógicos e os docentes em geral é consensual a perceção de que as dificuldades reveladas pelos alunos do Agrupamento na resolução exercícios, de provas e exames passam pelo falta de treino da leitura e da compreensão leitora. Diagnóstico feito, a equipa das bibliotecas, concebeu um projeto transversal, embora trabalhado com as devidas adaptações às caraterísticas e dificuldades de cada etapa do processo de ensino e aprendizagem.
Assim, no caso do pré-escolar, apostou-se na continuidade de metodologias e subprojetos que são prática de vários anos uma vez que têm resultado.
No caso dos 1.º e 2.º ano, para colmatar dificuldades relacionadas com técnicas de leitura e escrita, apostou-se no treino da escrita e da compreensão leitora.
O 3.º e 4.º ano, que, de forma geral, já dominam o processo técnico da leitura precisam de estimulos para fazer leituras para além da escola e dos manuais. Idades cheias de energia terão oportunidade de treinar estratégias para encontrar momentos de calmia e silêncio que facilitem o apelo dos livros e da leitura.
No caso do segundo ciclo pensou-se que a melhor estratégia seria atualizar a coleção a ponto de segurar os leitores formados no 1.º ciclo.
O 3.º ciclo e o secundário serão trabalhados de forma mais subtil, sem "Castigos" de leitura. Através de campanhas montadas com recurso à imagem e ao som, serão estimulados a seguir alguns modelos de leitura. Espera-se que o envolvimento de personagens que admiram tenha o efeito positivo na perceção de que ler é realmente muito importante.