O Agrupamento de Escolas de Monte da Ola é um território Educativo de Intervenção Prioritário (TEIP). Neste contexto, verifica-se que existe uma grande diversidade cultural com elevada disparidade de alunos. Por outro lado, a área geográfica também se apresenta grande e dispersa o que dificulta o trabalho colaborativo e o acesso aos meios culturais. Constate-se ainda que os pais, em relação ao percurso académico dos filhos, revelam baixas expetativas o que se traduz numa valorização débil da escola (na não valorização) e das atividades aí desenvolvidas.
Tendo em conta o diagnostica apresentado, há necessidade de incrementar práticas pedagógicas e didáticas que promovam as competências que estão na linha do perfil delineado no documento: Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Este projeto procura pôr em prática um conjunto de iniciativas que permitirá o desenvolvimento de descritores de desempenho no domínio da leitura nas suas diferentes aceções e implicações.
A prática da leitura em diferentes suportes e de diferentes géneros textuais é, neste projeto, uma estratégia para dsenvolver e consolidar competências que permitam ao aluno a sua autonomia, desenvolver competências pessoais e sociais e promover o pensamento crítico.