O Agrupamento de Escolas de Monte da Ola é um território Educativo de Intervenção Prioritário (TEIP). Neste contexto, verifica-se que existe uma grande diversidade cultural e étnica com elevada disparidade de perfis de aprendizagem, aliados à sucessiva integração de alunos migrantes. Por outro lado, a área geográfica apresenta-se grande e dispersa, o que dificulta o trabalho colaborativo e o acesso aos meios culturais. Constate-se ainda que os pais, em relação ao percurso académico dos filhos, revelam baixas expetativas, o que se traduz numa valorização débil da escola e das atividades aí desenvolvidas.
Tendo em conta o diagnóstico apresentado, há necessidade de incrementar práticas pedagógicas diferenciadas e motivadoras para toda a comunidade educativa.
Pretende-se que este programa, através da leitura, seja agregador da diversidade e da inclusão. Que o desenvolvimento do gosto e de hábitos de leitura seja uma estratégia para consolidar competências pessoais, sociais, o pensamento crítico e o sentido de pertença a um agrupamento/comunidade.