O nosso projeto nasceu com o propósito de valorizar o património literário e humano do nosso patrono, Sebastião da Gama, destacando a sua obra como poeta, ambientalista e pedagogo, através da exploração dos títulos disponíveis no fundo documental das bibliotecas escolares do agrupamento, como Pelo Sonho é que Vamos, O Segredo é Amar, Campo Aberto ou Diário.
Ao longo do tempo, este projeto evoluiu para integrar os novos eixos de intervenção e as novas literacias, promovidas pelo programa aLer Mais e Melhor, ampliando o seu alcance a outras formas de leitura, incluindo a leitura multimodal, digital e crítica. Procuramos a interligação entre as competências linguísticas da leitura, da oralidade e da escrita.
Desta forma, a leitura mais do que um instrumento de aprendizagem, tornou-se um eixo agregador de toda a nossa comunidade educativa, promovendo a coesão e a identidade do nosso agrupamento, unindo diferentes níveis de ensino, atores e áreas curriculares. Procuramos ser um agrupamento que visa fomentar uma cultura escolar inclusiva, participativa, centrada nos alunos e no Saber. Acreditamos que a leitura em conjunto mais do que um ato pedagógico é um exercício de cidadania e de pertença.
Através de atividades como leituras orientadas, leituras a par/emparelhadas, oficinas de escrita criativa, encontros com autores, exposições temáticas e a Comemoração do Dia do Patrono Sebastião da Gama, assinalado no dia 10 de abril, o nosso projeto promove o desenvolvimento das competências leitoras, a sensibilidade estética e o pensamento crítico dos alunos, em articulação com os objetivos do Projeto Educativo de Escola, do Plano de Recuperação e Consolidação da Aprendizagem 2024-2025, com o Plano Nacional de Leitura e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.