Com um caminho já percorrido, este Agrupamento de escolas (AESCD) integra-se em mais uma fase aLer+, sendo que, desta vez, os promotores de ambientes de leitura transpõem os muros das escolas, da biblioteca municipal, procurando criar ramos de sinergias com outros agrupamentos, com pessoas singulares ou coletivas do município, num abraço conjunto que propicie horizontes comuns e sucessos partilhados. Por conseguinte, a elaboração deste plano de ação é entendida como a consolidação de práticas já instituídas no Agrupamento, sendo transversal, do ensino Pré-Escolar ao Secundário, contando com a abertura a estratégias que qualifiquem o nosso programa de promoção da leitura e formação de leitores alargando-o à formação na escrita.
Não basta sermos empenhados e solidários, é preciso que os outros percebam a importância dos atos e sejam recetivos à mudança. Neste sentido, pretende-se não apenas criar e concretizar atividades de leitura e escrita, mas comprometer e responsabilizar os intervenientes na reflexão entre a taxa de esforço, os meios e os resultados práticos, fomentando a autocrítica, com vista à mudança de atitudes e valores. Encontra-se, assim, orientado, conforme as ações que privilegiamos, para a dimensão de cidadania e partilha de saberes e ainda do saber fazer com a leitura e, para além dela, a escrita, elevando os níveis de autonomia e criatividade dos nossos alunos. Nesta perspetiva, este desafio é bemvindo e constituirá seguramente um apoio especializado de combate ao insucesso funcional, promovendo o desenvolvimento cultural e a coesão social na nossa comunidade.