Nos últimos anos, e devido às constantes mudanças sociais e tecnológicas que se fazem sentir com impacto na comunidade escolar, há um notório afastamento face ao uso do livro e consequentemente à leitura. Este afastamento crescente tem claramente reflexos na aquisição de vocabulário pelos alunos bem como na qualidade da expressão oral com que estes finalizam os ciclos de estudos obrigatórios. Urge assim tomar medidas que motivem alunos e professores a criar e/ou a consolidar hábitos de leitura, que se vão perdendo ao longo da vida escolar, que incentivem a sistematização da procura de informação em atividades de articulação curricular, que mobilizem as aprendizagens essenciais dos alunos, desenvolvam as suas competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) tendo em vista a construção do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Este projeto pretende assim, para além do que foi anteriormente referido, desenvolver a forma como os alunos lêem, tornando os mais fluentes na leitura e
melhorar a sua capacitação oral no uso correto de um léxico rico e desenvolvido. É pois importante dotar as crianças de metodologias de cariz prático, onde se abordem componentes cognitivas implicadas na leitura tais como modelos de leitura ascendentes, descendentes ou interativos, mas de uma forma lúdica para que o processo não se torne desinteressante e desmotivador. Desta forma, o plano que aqui se apresenta assenta em três pilares fundamentais: