capa do livro
de Arianna Papini
editor: Kalandraka; 2014

SINOPSE

"«… Extinguiram-me no século passado,
já não resta mais ninguém.
Mas não me dou por vencida,
sempre quis ir mais além.
Nasci em África, onde agora cruzam
cavalos e zebras para me recriar.
Não consigo entender nada
e não posso deixar de perguntar:
não seria mais fácil deixarem de me exterminar?»
[Excerto do texto sobre o ‘quagga’]

Deixaram de galopar nas pradarias e nas savanas, já não sulcam os céus, e nunca mais voltarão a nadar nos rios nem nos oceanos. Desde os mares do Sul às costas do Norte, em cada um dos continentes, e até nas ilhas mais recônditas do planeta… contam-se aos milhares as espécies que desapareceram para sempre.

Arianna Papini dá voz em “Queridos Extintos” a 20 animais que estão em vias de extinção ou que já não existem. E lembra-nos que é urgente intervir para que a lista dos que já faltam não continue a aumentar.

Cada texto é uma pequena narrativa rimada, onde cada animal descreve a sua fisionomia, os seus costumes e habitat; e interpela os leitores com reflexões sobre as agressões de que foram vítimas. As ilustrações são retratos realistas sobre um fundo branco, adornados com aplicações estampadas com motivos têxteis e cores suaves, que imprimem frescura e equilíbrio ao álbum."

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Privacidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
YouTube