Estamos conscientes que para materializar e consolidar os hábitos de leitura devemos estar muito atentos às coordenadas espácio-temporais em que pretendemos desenvolver o projeto, bem como às condições específicas dos contextos económico e sociocultural do concelho que definem as peculiaridades dos nossos alunos.
Para conhecer estes aspetos foi fundamental a análise macro contextual do nosso ambiente externo (restrito e alargado), a partir da análise PEST e da análise interna, SWOT, efetuada pela equipa de autoavaliação do Agrupamento em 2016. Se por um lado o contexto socioeconómico do concelho é muito desfavorável e os índices de escolaridade são muito baixos, por outro, este Agrupamento vê como uma oportunidade a denominação da “Leitura como desígnio nacional” e a força que este epíteto à leitura pode criar na forma de agir dos encarregados de educação.
Baseados no diagnóstico do Agrupamento, nos constrangimentos do concelho e da nossa população escolar e nas oportunidades já enumeradas, encetamos a implementação de alguns projetos de leitura, com o intuito de trabalhar em prol da primeira meta do nosso PE (“intensificar a qualidade das aprendizagens promovendo o sucesso educativo”).
É sabido que para promover as aprendizagens e a qualidade das mesmas é necessário: aprender a ler, “saber ler”, gostar de ler e, posteriormente, intensificar a prática da leitura de textos de carácter informativo e literário, com estrutura e organização da informação mais complexas. Estas três premissas implicam que o trabalho em torno da leitura abranjam todos os anos de escolaridade, desde o Pré-escolar até ao 9º ano, bem como o trabalho de retaguarda dos pais/encarregados de educação.
Para que esta vertente seja maximizada, pretendemos também estender a leitura à restante comunidade educativa, nomeadamente assistentes operacionais, professores e encarregados de educação.
"Debemos ser conscientes de que animar a ler es una labor calada, metódica y constante; que pone el énfasis de su acción en el día a día , en la actividad continuada en el aula y fuera del aula, más que en actividades espectaculares. Equipo Peonza (2001). El rumor de la lectura.