Artigos

Até já!

E pronto. 2024-2025 está oficialmente terminado. E este foi, mais uma vez, um ano muito bom no reino das bibliotecas escolares!

Celebramos Camões com uma expressiva mobilização! 469 agrupamentos e escolas não agrupadas inscreveram-se e dinamizaram atividades (e alguns, ficaram na sombra; trabalharam, mas não se inscreveram, os malandros!)

Centralmente, apresentamos 5 propostas de ações comemorativas, 22 sugestões de atividades exploratórias da obra camoniana nas áreas da leitura e da literacia informacional e mediática e 102 recursos de apoio curados e divulgados.

Promovemos uma ação de formação, que contribuiu para aprofundar o conhecimento sobre Camões e estimular abordagens pedagógicas diversificadas.

Em janeiro, desafiamos a Ler Camões e as bibliotecas responderam com entusiasmo, envolvendo cerca de 115 560 alunos, partilhando 132 vídeos no Facebook da RBE e 97 vídeo-reportagens, num movimento coletivo que refletiu a riqueza das leituras e das interpretações realizadas.

Houve tempo ainda para concretizar três webinares, nos quais se estima que tenham participado cerca de 18 000 alunos.

E tudo isto foi muito bom! (E continuará em 2025-2026, não se esqueça! 🥳)

Lançamos o projeto LER fora da escola, resultante de uma profícua parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo. Com ele, promovemos a leitura desde o início e preparamos terreno para o desenvolvimento da literacia, com uma aposta forte no envolvimento das famílias e na promoção da leitura em contextos informais. E, mais uma vez, as bibliotecas responderam: presente!

Contamos com a inscrição de 112 agrupamentos de escolas, envolvendo 124 professores bibliotecários294 educadores2674 famílias participaram ativamente nas ações propostas!

Centralmente, publicamos 19 roteiros de leitura e divulgamos 200 títulos no Espaço dos livros, onde também se disponibilizaram 143 sugestões de atividades ligadas aos livros apresentados nas sessões de orientação. Estas sessões — sete no total, com mais de 10 horas de interação direta — reuniram 750 participantes e permitiram apresentar 153 livros de literatura para a infância e 12 livros dirigidos a mediadores de leitura.

Para reforçar o apoio a educadores e famílias, foram ainda publicados seis vídeos com dinâmicas diversas e 56 vídeos com testemunhos sobre o projeto. Destacamos o projeto nas redes sociais RBE, com 25 publicações no Instagram e no Facebook, que ajudaram a dar visibilidade ao impacto e à abrangência desta iniciativa.

E tudo isto foi muito bom! (A propósito, já inscreveu o seu Agrupamento para participar no projeto em 2025-2026? 😁)

Dinamizamos a iniciativa Miúdos a Votos, em parceria com a revista Visão Júnior, pelo nono ano consecutivo! Aliamos de novo leitura, cidadania e participação democrática. E as bibliotecas voltaram a mobilizar milhares de alunos, com um total de 121 060 votantes, mais 2565 do que no ano letivo anterior, e 38 446 nomeações de livros, o que representa um aumento de 3784 sugestões.

Cerca de 960 escolas participaram nesta edição, que introduziu três importantes novidades: a criação do Prémio para a Melhor Campanha, que distingue as ações mais criativas realizadas fora da escola; a limitação de mandatos, impedindo que livros vencedores nas três edições anteriores voltassem a concorrer na mesma categoria; e a possibilidade de apresentação pública dos resultados eleitorais a nível local, com os Municípios a dinamizarem festas do livro e da leitura.

Centralmente, realizaram-se três webinares e uma sessão de esclarecimento para professores, que permitiram apoiar o trabalho das escolas e reforçar o impacto educativo e formativo do projeto.

E tudo isto foi muito bom! (Saiba que estamos a preparar novidades, mantenha-se atento! 🤫)

Lançamos o conceito de Ponto biblioteca, que permite fazer chegar livros aos alunos, em escolas onde não há espaço para bibliotecas. E neste primeiro ano, apoiamos já 100 Pontos biblioteca. E vamos continuar a investir neste novo conceito. (Tem por aí alguma escola sem espaço onde possa criar um Ponto? 😉)

Implementamos uma fase extraordinária de candidaturas que permitiu investir fortemente em fundos documentais para apoio à leitura nos primeiros anos, no âmbito dos projetos aLer mais e melhor e LER fora da escola.

E tudo isto foi muito bom!

Colaboramos no Diagnóstico da fluência leitora para alunos de 2.º ano de escolaridade! Como sempre, respondemos pronta e afirmativamente ao desafio!

Centralmente, apresentamos quatro propostas de atividades de leitura que, sabemos, foram amplamente utilizadas, embora várias bibliotecas se tenham também empenhado em preparar as suas ações. Não temos números (temos pena, mas não quisemos aborrecer-vos 🙃). Contudo, temos o retorno entusiasmado de muitos colegas que nos confirmaram que foi com muito gosto que nos envolvemos na iniciativa e que os alunos responderam de forma entusiasta.

E tudo isto foi muito bom!

Concretizamos muitas outras dinâmicas, sozinhos ou em parceria, cada uma com objetivos educativos claros contribuiu para enriquecer o currículo dos nossos alunos!

Trabalhamos como formigas: sem festas, sem ruído, mas com grande eficácia! Desenvolvemos o gosto pela leitura! Promovemos a competência e estimulamos hábitos. Trabalhamos o digital, investimos na literacia da informação, suportamos a literacia mediática. Apoiamos o desenvolvimento do currículo e dos projetos de cada escola. Valorizamos a cultura e as artes. Prestamos um serviço inestimável a quem chegou ao nosso sistema de ensino.

E tudo isto, discretamente, sem visibilidade, mas com muita oportunidade.

E foi muito bom!

Neste ano, consolidamos a nossa rede física: temos, já, 2 611 Bibliotecas integradas na RBE, 100 Pontos biblioteca e 6 bibliotecas em Centros Educativos do Ministério da Justiça. E vamos continuar a crescer em 2025-2026; continuaremos a crescer até que cada aluno, em cada escola, tenho acesso ou uma Biblioteca ou a um Ponto biblioteca! Esta é a infraestrutura que suporta todo o nosso trabalho!

Em 2025-2026, vamos dar continuidade a este fantástico trabalho, que nos envolve, sempre com o objetivo de ajudarmos as nossas escolas a proporcionarem as melhores experiências para que os nossos alunos sejam cidadãos fortes, livres, felizes e empenhados na nossa construção coletiva.

Continuará, não esqueçamos, a ser necessário refletir permanentemente sobre os objetivos aprendizagem de cada projeto, de cada iniciativa.

Seremos mais fortes se promovermos sempre o trabalho em colaboração – entre docentes e entre alunos.

Procuraremos desenhar ações sistemáticas e regulares – como lavar os dentes ou ir ao ginásio – os resultados só se verificam com o tempo.

Os alunos continuarão a ser os grandes protagonistas da aprendizagem, nós seremos o copiloto (humano, não confundir 😅).

E, em tudo o que fizermos, teremos o enfoque permanente nas literacias: da leitura, da informação, dos media.

Teremos novas ações, novas iniciativas, centrais, regionais, locais. Mas continuaremos a trabalhar a leitura, a escrita e a oralidade para que os alunos aprendam e participem. Continuaremos a investir na resposta aos desafios do digital, abordando os media e informação (passando pela Inteligência artificial). Não esqueceremos a necessidade de promover a empatia e a paz e reforçaremos, nas nossas bibliotecas, o Humanismo e a interculturalidade.

Naturalmente, para garantir eficácia e inovação, teremos de continuar a cuidar da nossa infraestrutura que, hoje, é física e digital.

Por agora? Com a felicidade que resulta da sensação de dever cumprido, vamos de férias (alguns de nós ficaremos por cá, a preparar o próximo ano 😉).

Neste site, ao longo do mês de agosto, daremos destaque aos nossos parceiros, às nossas orientações e às nossas sugestões... para que quem chega possa perceber o que somos.

Faça o favor de recarregar a sua energia, da forma que lhe for mais oportuna! Não faça nada, ou faça muito – a decisão é sua!

Podemos dar-lhe um conselho? Leia, leia muito; é receita garantida para o bem-estar e para o sucesso de umas férias. Por isso desejamos:

BOAS FÉRIAS! BOAS LEITURAS!

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard